AS LAGARTAS NA CANA-DE-AÇÚCAR
08-05-2014

Na cultura canavieira, a principal praga, a broca da cana, também é uma lagarta, a Diatrea sacchralis. Mas esta, os produtores já conhecem bem e sabem qual o manejo adequado para seu controle. No entanto, andam preocupados com o possível ataque à cana de outras lagartas, como a do cartucho do milho, já que estão comendo gramíneas e também com a Helicoverpa, uma vez que parece não descartar cardápio algum.

Enrico Arrigoni, gerente de Qualidade Fitossanitária e Agronômica do CTC, Centro de Tecnologia Canavieira, explica que a lagarta-do-cartucho do milho, pode também atacar a cana-de-açúcar, causando desfolha completa da planta. Este ataque ocorre apenas em áreas com presença de gramíneas infestantes que atraem as fêmeas desta espécie. As lagartas devoram todo o estoque de gramíneas e depois passa a se alimentar das folhas de cana. Raramente ocorre dano econômico e a cana geralmente se recupera com facilidade, emitindo novas folhas. Áreas de pastagens próximas a canaviais podem apresentar o mesmo efeito de atração de populações da praga que depois migram para a cana.

Veja matéria na íntegra na editoria Produtores Integrados, na edição 9 da CanaOnline. Visualize no computador ou baixe grátis o aplicativo para tablete e smartphone – http://canaonline.com.br/