As mulheres conquistam cava vez mais espaço na Biosevvoltar

Publicado em : 17/03/2017
As mulheres conquistam cava vez mais espaço na Biosev
Carina não se deixou abater pelos comentários machistas. Se dedicou e provou que a área de controle de manutenção agrícola também poderia ser seu luga

Elas já provaram seu valor na segunda maior processadora global de cana-de-açúcar

Leonardo Ruiz

Carina Daniela Alves da Silva, colaboradora da Unidade Santa Elisa, da Biosev, localizada em Sertãozinho, SP, trabalha numa pequena sala, reservada para a área de controle de manutenção agrícola, chamada pelos funcionários da Usina de “99”, embora ninguém pareça ao certo saber o motivo deste nome.

Na sala “99”, trabalham seis pessoas, divididos entre três turnos, sendo que Carina é a única mulher. Aliás, ela não é apenas a única mulher presente nessa área. Mas a primeira desde que a usina foi aberta.

A contratação de uma mulher não foi uma surpresa. Ao menos não para os gestores, que abriram o processo seletivo apenas para o sexo feminino, já que gostariam de testar como seria a presença feminina naquela área. Mas, muitos funcionários não viram essa contratação com bons olhos.

“Já ouvi diversos comentários machistas, como: ‘não dou um mês para você ficar aí’, ‘você não vai aguentar’ e ‘se fosse minha mulher, eu não deixaria trabalhar com esse monte de homens’. Até mesmo meu marido, que é líder de frente de herbicida, ficou receoso, falando para eu tomar cuidado, porque a 99 era ‘bucha’”.

Ela conta, ainda, que, nas primeiras semanas, caso esquecesse algo em cima de sua mesa, seus colegas de trabalho jogavam fora. “Um dia cheguei para trabalhar e vi que um dos meus enfeites de mesa havia sumido. Quando perguntei, me falaram que tinham-no colocado no lixo, pois ali não era lugar daquilo.”

Veja matéria completa na editoria Capa, edição 40 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

 


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •