As mulheres estarão de olho na tecnologia exposta na Fenasucro
25-06-2014

A maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo, a Fenasucro, que acontece e 26 a 29 de agosto em Sertãozinho, já em sua 21º edição, receberá a I Expedição Cana Substantivo Feminino na Fenasucro, que reunirá, no dia 28 de agosto de 2014, das 13h30 às 19h30, cerca de 40 profissionais para uma visita monitorada à feira, com paradas em estandes de empresas que apresentam tecnologias diferenciadas. No final da expedição haverá confraternização.

A ação é uma parceria entre a Paiva & Baldin Editora, revista CanaOnline e Reed Multiplus, empresa realizadora da Fenasucro, o objetivo é aumentar a participação das profissionais do sexo feminino na maior feira de tecnologia sucroenergética do mundo, possibilitando às executivas conhecer as mais avançadas tecnologias para a sustentabilidade do negócio. Do outro lado, as empresas terão contanto com profissionais altamente qualificadas, com poder de decisão ou com influência na hora da compra.

Há 10 anos, a presença feminina na agroindústria canavieira se dava principalmente nas áreas de assistência social, laboratórios ou na agrícola, com as cortadoras de cana. Porém, os canaviais estão cada vez mais mecanizados, a indústria automatizada e as práticas de produção mais sustentáveis.

Essa evolução está abrindo às portas das usinas para as mulheres. Elas trocaram o podão pelo joystick das colhedoras de cana, pilotam rodotrens, dão o start na indústria, cuidam das finanças da empresa, analisam o mercado, desenvolvem pesquisas e coordenam a gestão da usina.

A mulher também se apresenta como uma excelente compradora ou formadora de opinião, quando visita uma feira, por exemplo, seu foco é buscar soluções para o desenvolvimento da empresa. Por isso, a presença feminina nos ambientes de negócio é cada vez mais valorizada.

Entre as executivas que já confirmaram presença nesta expedição à Fenasucro, estão: Maria Marta dos Santos, gerente industrial da Cevasa, Patrocínio Paulista, SP; Sandra Maria da Silva, coordenadora de irrigação da Coruripe, AL; Marie Egashira, gerente administrativa de nove unidades da Raízen; Ana Paula Malvestio, sócia da PwC; Iza Barbosa, diretora da Terra Grata e consultora de Responsabilidade Social da Unica; : A jornalista Valéria Ribeiro, assessora de imprensa da Abag/RP, da TMA-Tracan; Maria Christina Pacheco, presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Região de Capivari, SP; a pesquisadora científica Raffaella Rosseto, Diretora Técnica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Vera Lúcia Fidelis, responsável pela gestão de laboratórios e qualidade da Usina da Pedra.

Mais informações com a jornalista Luciana Paiva: luciana@canaonline.com.br