As mulheres na organização da Agrishow, a maior feira agrícola a céu aberto do mundo
29-04-2019

Liliane, Marilda e Adriana: é grande a participação feminina na organização da Agrishow
Liliane, Marilda e Adriana: é grande a participação feminina na organização da Agrishow

As mulheres representam 70% dos funcionários da Informa Exhibitions, organizadora da Agrishow

Esta será a primeira Agrishow de Liliane Bortoluci, e ela estreia nada menos como diretora-executiva da Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – a maior feira agrícola a céu aberto do mundo. Com mais de 800 expositores e 520 mil metros quadrados de área.

A expectativa é grande, não por falta de experiência na organização de feiras, já que Liliane, formada em engenharia elétrica, já atua há 28 anos na área. Mas é que, na verdade, todo começo de uma nova edição de feira, normalmente já dá um frio na barriga. “Todos os problemas e imprevistos que acontecem durante a realização de uma feira, precisam ser resolvidos de imediato, afinal são poucos dias. Então, não desligamos, é uma correria intensa, ficamos focados em fazer com que ocorra tudo bem”, diz Liliane.

Segundo ela, a tensão com a Agrishow é maior, porque é uma feira que acontece a céu aberto. “Nas feiras em ambientes fechados, não temos a preocupação com o clima, já com a Agrishow, além de todos os detalhes, ficamos atentos com as condições climáticas. Porém, é algo que não temos como interferir, só podemos torcer que o tempo seja bom.”

A Agrishow 2019, acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, SP, é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira.

A organização da feira fica por conta da Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, que realiza 32 feiras no Brasil. O fato de a Agrishow ter uma diretora-executiva, não é algo surpreendente na Informa, já que 70% de seus funcionários são do sexo feminino.

Se por um lado, Liliane irá debutar na Agrishow, Marilda Meleti, gerente de relacionamento, já atua na organização da feira há 26 anos. Viu e contribuiu para a evolução da Agrishow. Lembra de muitas passagens, presenciou muitos lançamentos de tecnologia e acompanha ano a ano o número maior de público, que em 2019 deve ultrapassar os 150 mil visitantes. Todo esse tempo de Marilda na área de relacionamento da Agrishow é um sinal de como a presença feminina é fundamental nesta interação entre as pessoas.

Adriana Vergílio, gerente de marketing da Agrishow, é mais uma integrante do time feminino da Informa. Está há 11 anos na área de feiras e na Agrishow há cinco anos. Desenvolver o marketing da maior feira agrícola do país e uma das maiores do mundo, pode passar aquela ideia de que a feira se vende sozinha, mas não é bem assim, é preciso reinventá-la a  cada ano, trazer novidades que atendam as expectativas dos clientes para manter os já existentes e atrair novos participantes.

Em 25 anos de Agrishow é a primeira vez que o  cargo de diretor-executivo será ocupado por uma mulher, Liliana assumiu a função faz quatro meses, bastante recente, por isso, ainda não foi possível promover mudanças significativas, porém, já conseguiu dar um toque feminino: em 2019, a maior feira agrícola a céu aberto do mundo será ornamentada com flores. Bola dentro, pois além de deixar a feira mais bonita, mais agradável, a produção de flores também integra o agronegócio.

AGRISHOW 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019
Local: Rodovia  Antônio  Duarte  Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

 

 

 

Conforme avaliação da Agrishow, nas consultas preliminares feitas junto aos tradicionais expositores, a percepção de todos é de que haverá um recorde histórico nas vendas de máquinas, implementos, veículos e insumos, resultado do clima de confiança e de retomada geral dos negócios que se instalou no Brasil mais recentemente. A esse otimismo, se somam as previsões positivas quanto à próxima safra de grãos.

 

A CanaOnline deseja que as boas expectativas se concretizem