As vantagens da manutenção preventiva em colhedoras de cana

As vantagens da manutenção preventiva em colhedoras de cana

Manutenção de colhedoras ao longo do ano coloca fim ao sufoco de ter que revisar toda a frota em apenas dois meses

No passado, época em que as safras canavieiras eram bem delineadas - com início, meio e fim definidos -, as manutenções nas colhedoras, maiores responsáveis pela entrega de matéria-prima à usina, eram realizadas exclusivamente durante as entressafras. Na ocasião, as máquinas eram totalmente desmontadas. Só permanecia o esqueleto. Entretanto, com o alongamento da safra e, consequentemente, diminuição da entressafra, essa estratégia de manutenção tem ficado inviável.

Por conta disso, o foco das usinas nos últimos anos tem sido uma manutenção preventiva eficaz durante os meses de safra, visando, além de redução de custos e maior disponibilidade ao longo do ciclo, colocar fim ao sufoco vivido pelas equipes de manutenção que tinham o árduo trabalho de revisar completamente toda a frota em apenas dois meses.

A realização de uma manutenção eficiente durante a safra visa dois objetivos principais, o primeiro deles é reduzir o número de paradas ao longo do ciclo. O segundo é minimizar a manutenção de entressafra, fazendo com que o processo seja a menos invasivo possível, nem diferente do que ocorria há 10 anos.

Para dar conta das preventivas sem que a máquina permaneça mais do que algumas horas parada, é necessário trabalhar com estoque de diversos componentes, como elevadores, cortes de base, conjuntos redutores e rodantes, divisores de linha e extratores. Ao atingir uma certa quantidade de horas trabalhadas ou toneladas colhidas, essas peças são rapidamente substituídas. Por sua vez, as que estavam trabalhando vão para a oficina, são reparadas e ficam em stand by para serem utilizadas em futuras trocas.

Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.

Fonte: CanaOnline