As vantagens da manutenção preventiva em colhedoras de canavoltar

Publicado em : 20/12/2018
As vantagens da manutenção preventiva em colhedoras de cana
Redução de custos e maior disponibilidade ao longo da safra também são pontos positivos decorrentes das manutenções preventivas. Foto: Divulgação Della Coletta Bioenergia

Manutenção de colhedoras ao longo do ano coloca fim ao sufoco de ter que revisar toda a frota em apenas dois meses

No passado, época em que as safras canavieiras eram bem delineadas - com início, meio e fim definidos -, as manutenções nas colhedoras, maiores responsáveis pela entrega de matéria-prima à usina, eram realizadas exclusivamente durante as entressafras. Na ocasião, as máquinas eram totalmente desmontadas. Só permanecia o esqueleto. Entretanto, com o alongamento da safra e, consequentemente, diminuição da entressafra, essa estratégia de manutenção tem ficado inviável.

Por conta disso, o foco das usinas nos últimos anos tem sido uma manutenção preventiva eficaz durante os meses de safra, visando, além de redução de custos e maior disponibilidade ao longo do ciclo, colocar fim ao sufoco vivido pelas equipes de manutenção que tinham o árduo trabalho de revisar completamente toda a frota em apenas dois meses.

A realização de uma manutenção eficiente durante a safra visa dois objetivos principais, o primeiro deles é reduzir o número de paradas ao longo do ciclo. O segundo é minimizar a manutenção de entressafra, fazendo com que o processo seja a menos invasivo possível, nem diferente do que ocorria há 10 anos.

Para dar conta das preventivas sem que a máquina permaneça mais do que algumas horas parada, é necessário trabalhar com estoque de diversos componentes, como elevadores, cortes de base, conjuntos redutores e rodantes, divisores de linha e extratores. Ao atingir uma certa quantidade de horas trabalhadas ou toneladas colhidas, essas peças são rapidamente substituídas. Por sua vez, as que estavam trabalhando vão para a oficina, são reparadas e ficam em stand by para serem utilizadas em futuras trocas.
Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notíciasdo setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •