Atraso de salários da Usina Tonon será tema de reunião na sexta-feira
23-01-2020

Direção da empresa que tem 600 funcionários deverá reunir-se com sindicato dos trabalhadores para definir operações

Rosana Siqueira

Os cerca de 600 trabalhadores da usina Tonon Bioenergia de Vista Alegre aguardam na sexta-feira (24) uma decisão sobre a situação da empresa. Em recuperação judicial desde 2015, a usina está com o pagamento de salário e de parte do decimo terceiro de seus colaboradores em atraso desde novembro de 2019. A empresa tem capacidade para moer mais de 3 milhões de toneladas de cana.

Oficialmente a direção da Usina não informou qual será a decisão sobre a atividade da Usina em Vista Alegre. Oviedo dos Santos, presidente do sindicato dos Trabalhadores na usina, disse a Rádiowebms que a direção da Tonon, deve anunciar os próximos passos da empresa em Vista Alegre dia 24.

A reunião entre representante da empresa, sindicato e comissão de trabalhadores aconteceu no dia 14 de janeiro. Oviedo confirma que a direção da Usina determinou que todos os trabalhadores esperem comunicado da empresa em suas casas.

Ainda de acordo com Oviedo dos Santos, são seiscentos trabalhadores na Usina Tonon. Caso a usina decida por não moer mais cana este ano, será situação da queda dramática para a Economia de Vista Alegre e Maracaju.

A usina que tem 50 anos de existência, é produtora de açúcar, etanol e energia com operações no MS. A empresa realiza cultivo, colheita, compra e processamento da cana-de-açúcar e produz açúcar, e etanol anidro e hidratado para a venda no mercado doméstico e exportação. A Companhia também usa subprodutos do bagaço de cana-de-açúcar para produzir eletricidade para alimentar suas operações industriais através da cogeração.

Campo Grande News