Aumento do teor alcoólico na fermentação engorda o caixa das usinas
07-10-2015

Visando ajudar as destilarias a alcançar tal benefício, a Fermentec, de Piracicaba, SP, desenvolveu duas tecnologias que otimizam a produção de etanol com a elevação do teor alcoólico do vinho através do uso de leveduras e ajustes de processo. São elas o ALTFERM® e ECOFERM®. Com a tecnologia ALTFERM® é possível alcançar teores alcoólicos de 12% (v/v) no vinho enquanto que o ECOFERM® permite obter teores alcoólicos de até 16% (v/v).

O ALTFERM® visa aproveitar os recursos da própria usina, fermentando a 33°C, sem uso de chillers adicionais. Esta tecnologia, reconhecida e premiada pela ACIPI, foi desenvolvida ao longo de mais de dez anos de pesquisas em escala de laboratório, piloto e industrial. Por sua vez, a tecnologia ECOFERM®, desenvolvida em parceria com a Dedini, permite alcançar teores alcoólicos ainda mais elevados, o que requer o uso de chillers para manter a temperatura das fermentações abaixo de 30°C.


A tecnologia ALTFERM® foi desenvolvida para ser aplicada em qualquer usina, mas, para isso, é necessário fazer um diagnóstico da situação das instalações com a finalidade de avaliar o potencial a ser alcançado com o mínimo de investimento necessário. Muitas unidades têm potencial para elevar o teor alcoólico e reduzir consideravelmente seus custos operacionais, mas, para isso, é necessário o mapeamento dos pontos críticos. Evidentemente, os resultados do ALTFERM® serão maiores quanto maior for a elevação do teor alcoólico das fermentações e quanto mais tempo permanecer elevado durante a safra.

O diretor científico da Fermentec, Mário Lúcio Lopes, conta que o investimento na tecnologia ALTFERM® gira em torno de R$ 518.000,00, sendo que o retorno se dá na própria safra. “Já no ECOFERM®, o investimento depende da capacidade de produção e características de cada processo”, afirma.
Na última safra, oito clientes contratuais da Fermentec já trabalharam com teores alcoólicos entre 10 e 12%, sendo que alguns já ultrapassaram a média semanal de 12% de teor alcoólico nas últimas três safras.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br