Basf lança projeto virtual de calçado de segurança "Limitless"
22-11-2019

n  Diversos itens de materiais de performance oferecem mais conforto e proteção

n  Calçado apresenta a primeira biqueira visível e transparente do setor

A BASF acaba de lançar o "Limitless", um conceito de calçado virtual que reúne diversas inovações de materiais de performance para o segmento. O projeto é uma parceria com a i-generator, uma empresa de consultoria em design de calçados, com sede em Portland, EUA. Juntas, transformaram totalmente o sapato de segurança em um estilo arrojado que, ao mesmo tempo, segue os padrões de conforto, flexibilidade de design, amortecimento leve e durabilidade.

Design sem cadarço para maior segurança e flexibilidade

Os tropeços e quedas devido aos cadarços são uma das maiores causas de acidentes de trabalho. E, para melhorar a segurança dos trabalhadores, estes itens foram removidos do design. Além disso, o modelo fechado oferece mais proteção contra respingos e permite que os usuários calcem e descalcem o sapato com mais rapidez.

Para completar o design de segurança, o modelo é revestido em malha com fibra Freeflex®, junto com faixas feitas com o mesmo material, que oferecem mais flexibilidade e resistência à abrasão. Também possui a cobertura de proteção feita de Haptex® e o laminado sintético premium da BASF, sem solvente.

Ultrapassando as fronteiras do design com a biqueira transparente

As tecnologias da BASF também permitiram a criação da primeira biqueira transparente do setor, fabricada com Elastollan®. Essa alternativa inédita para uma biqueira de metal oferece possibilidades de design totalmente novas para a indústria de calçados de segurança. A experiência no ato de calçar também é diferenciada, com um sapato mais leve, fácil de entrar e, ao mesmo tempo, totalmente protegido, seguindo os padrões de segurança.

Saúde e conforto são a maior preocupação

Para reduzir a fadiga dos trabalhadores, a BASF usou o Infinergy®, uma espuma particulada com propriedades de mola e amortecimento no calcâneo e na entressola do calçado. A entressola, em especial, é leve, apresentando excelente resiliência e durabilidade. Além disso, a palmilha fabricada com Elastollan® oferece boa aderência e resistência à abrasão.

"Atualmente, os consumidores buscam looks mais leves e esportivos, mas, ao mesmo tempo, priorizam o conforto e a segurança" disse Gerd Manz, vice-presidente de Novos Mercados e do negócio de Materiais de Performance. "Apesar do modelo ainda só existir virtualmente, temos a certeza de que a divisão de materiais de performance da BASF pode abrir novas possibilidades de design e incentivar as marcas de calçados de segurança".

Em julho a empresa anunciou grandes investimentos na pesquisa e desenvolvimento de calçados e já está pronta para ajudar os clientes em seus centros dedicados a calçados no mundo todo.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 115.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de mais de € 60 bilhões em 2017. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (BAS). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br

Sobre a Divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba sob o mesmo teto todo know-how de materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2017, a divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 7,7 bilhões. Mais informações online: www.performance-materials.basf.com 

 

Assessoria