Biometano da vinhaça poderá substituir o diesel em 60% da frota das usinas
07-10-2015

Carlos Roberto Xavier, da CRXavier Consulting Bioenergia, parceira da GásBrasiliano, no projeto de produção de biometano gerado pela vinhaça, que será implantado na MalossoBionergia, em Itápolis, SP, salienta que a melhor opção de ganho com o biometano para o setor sucroenergético é usá-lo para substituir o diesel na frota das usinas. Segundo ele, 1 metro³ de biometano substitui 1 litro de diesel, e apenas o setor paulista consome por ano 1.3 bilhão de litros de diesel. “Temos como produzir 1.3 bilhão de metros³ de biogás e em teoria substituir todo o consumo de diesel da frota canavieira paulista. Mas tecnicamente, isso será possível em torno de 50% a 60% da frota, porque será necessário converter caminhões, tratores e máquinas em motor dual-feel (movido a diesel e gás) e nem todos possibilitam essa conversão ou poderão utilizar 100% gás.”

Essa prática já ocorre nos Estados Unidos desde 1990, e na Europa, os caminhões, como Volvo e Scania, já saem da fábrica com essa conversão, conta Xavier, salientando que o dispositivo reduz o consumo em torno de 25% sem diminuir a potência. O consultor informa que são utilizados quatro litros de diesel para cada tonelada de cana processada, sendo que 80% deste custo vem do corte, carregamento e transporte, mas as colhedoras e transbordos respondem por quase 3 litros.Hoje, quase 20% do custo da cana na esteira da usina vem do diesel.

Xavier informa que, de acordo com a Bosch, cerca de 65% das colhedoras poderão trocar o diesel pelo gás. “Já temos protótipos de caminhões para abastecer as colhedoras com gás na frente de corte”, diz. Nos caminhões, a conversão poderá ser de até 83%. “Se conseguirmos substituir 60% com gás os 1.3 bilhão de litros de diesel consumidos por ano pela frota das usinas paulista, significará deixar de usar 780 milhões de litros de diesel”, calcula o consultor. A conversão dos motores e a operação de levar o gás até a frente de colheita fica por conta do investidor, a usina não se preocupa com isso, salienta Xavier. O que ela fará é adquirir o biometano por um valor menor que o do diesel, por exemplo: uma usina que mói três milhões de toneladas, consome por safra 12 milhões de litros de diesel, se hoje o litro do combustível está R$ 2,50 e a usina pagar pelo gás R$ 2,0 o metro³, vai deixar de gastar R$ 6 milhões no ano.

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