Biosev economiza aproximadamente 1,3 milhões de metros cúbicos de água com iniciativas para a redução de consumo
14-04-2015

Ações nos últimos três anos tiveram o objetivo de diminuir e reaproveitar a utilização do recurso em todo Brasil

A Biosev, segunda maior processadora mundial de cana-de-açúcar, adotou uma série de iniciativas nos últimos anos para reduzir o consumo e aumentar a reutilização de água em suas unidades. As ações realizadas englobam a adoção de novas tecnologias, como a instalação de torres de resfriamento, o aumento na reutilização da água, entre outras medidas. Principal insumo para o setor de açúcar e álcool, a água é utilizada em diversas etapas do processo produtivo. Em média, a Biosev consome 1,37m³ do recurso para cada tonelada de cana moída em suas usinas.

Na usina MB, localizada na região de Ribeirão Preto (SP), a Biosev adotou medidas que levaram a uma redução de 821m³ por hora na captação de água da unidade. A economia veio da iniciativa da companhia de fechar o circuito hídrico de resfriamento da água utilizada na fabricação de açúcar e também com o fechamento do circuito hídrico de água utilizada na limpeza dos gases presentes nas caldeiras. Já na unidade de Maracaju, instalada no Mato Grosso do Sul, a usina fez adequações na fábrica de açúcar e caldeiras que permitiram uma economia aproximada de 138 mil m³ de água no ano safra. Apenas nessa unidade, as ações aplicadas somam uma redução equivalente a 55 piscinas olímpicas.

Um projeto piloto da Biosev na usina Continental, no munícipio de Colômbia (SP), tem como objetivo reutilizar cerca de 70% da água consumida na oficina automotiva da unidade com a instalação de uma Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR). A ideia é reaproveitar a água deste setor para a limpeza de veículos e da própria oficina. Em fase final de testes, o projeto já está sendo levado para a unidade de Leme (SP).

Com o objetivo de reconhecer os funcionários que adotem medidas para reduzir o consumo de água em suas casas e incentiva-los a continuar a preservar esse recurso, a Biosev criou o concurso “Chuva de Ideias”. A iniciativa é realizada em todo Brasil até o final de abril.

Além de investir em iniciativas para reduzir o consumo do recurso, a empresa também desenvolve plano de monitoramento dos corpos d’água para que se tenha uma constante avaliação da qualidade das águas nas regiões próximas às áreas de atuação da empresa.


Sobre a Biosev
A Biosev é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, com 11 unidades em operação, estrategicamente organizadas em quatro polos agroindustriais: Ribeirão Preto, Mato Grosso do Sul, Nordeste e Leme e Lagoa da Prata. A companhia, controlada pela Louis Dreyfus Commodities Holdings, iniciou sua atuação na indústria de açúcar-etanol em 2000 com a aquisição de sua primeira unidade no Brasil. Atualmente tem capacidade de processamento de 36,4 milhões de toneladas/ano de cana-de-açúcar e 1.346 GWh/ano de energia elétrica renovável excedente, gerada a partir da utilização do bagaço de cana-de-açúcar e outras biomassas. Para armazenagem e movimentação de açúcar, a empresa possui uma joint venture no TEAG - Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá Ltda. Em 2013, a empresa ingressou no Novo Mercado da BM&FBovespa, segmento que adota os mais altos padrões de governança corporativa. www.biosev.com