Biosev implanta manutenção linear de colhedoras de cana em todas as suas unidades
09-01-2017

De olho nas diversas vantagens das manutenções lineares de colhedoras de cana-de-açúcar, a Biosev resolveu implantar o sistema em todas suas unidades produtivas. O supervisor corporativo de manutenção automotiva do Grupo, Rodrigo Zanatto, conta que há muito tempo o Grupo vem estudando esse conceito, sendo que apenas em 2016 a ideia foi colocada em prática. “Optamos por adotar esse sistema um pouco tardiamente, porém, num momento em que ele já está bastante difundido no setor. Colocamos tanta fé nesse método que o implantamos em todas as nossas unidades simultaneamente.”

Ele conta, entretanto, que um fator ajudou na introdução do sistema. “No final da última safra, nosso contrato de locação de colhedoras havia terminado. Nossa opção era devolvê-las ou adquiri-las. Acabamos optando pela segunda opção, com o intuito de termos máquinas disponíveis para colocar em prática as manutenções lineares.”

Zanatto explica que o projeto ainda se encontra em fase de consolidação, com algumas unidades com maior grau de maturidade em relação a outras. “Por isso, ainda não extinguiremos as manutenções de entressafra. O que ocorrerá, nesse primeiro momento, é uma redução do número de horas de reparo por máquina, que cairá de 450 para 200 horas.”

Mesmo assim, o supervisor de manutenção automotiva afirma que os benefícios já estão aparecendo. “Estamos registrando aumento da disponibilidade mecânica das máquinas e, com a proximidade da entressafra, já vislumbramos redução de custos com a contratação de empresas terceirizadas.”

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.