Boas notícias sobre o plantio mecanizado movimentam live da CanaOnline
27-09-2021

Novas tecnologias, incorporadas à plantadora, otimizam operações, simplificam preparo do solo e melhoram distribuição de mudas

Renato Anselmi

O avanço tecnológico está derrubando mitos em relação ao custo e à qualidade do plantio mecanizado de cana-de-açúcar, conforme explicações do engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, que participa da live "Alternativas para que o plantio de cana não seja o maior gargalo da operação" – realização da CanaOnline –, na próxima quarta-feira (29/09), das 19h às 20h40. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn).

Redução da quantidade de mudas por hectare, aprimoramento e simplificação do preparo do solo, distribuição de óxidos na mesma operação de aplicação de adubo são alguns benefícios proporcionados pelas tecnologias incorporadas à plantadora de cana, que estão ajudando usinas e produtores a desenvolver seus “cases” de sucesso.

“Em algumas situações, o plantio mecanizado tem um consumo de mudas de 9 toneladas por hectare”, revela Auro Pardinho. Segundo ele, a média nas unidades produtoras de cana, que adotam os procedimentos e cuidados recomendados, como o uso de mudas de qualidade e capacitação da equipe, está em torno de 12 toneladas.

O custo pode surpreender, chegando a ficar mais baixo do que os gastos com plantio manual. O percentual de redução varia – constata – de acordo com as especificidades de cada usina ou unidade produtora. Mas, há alguns fatores que interferem diretamente nessa avaliação. Além da diminuição de custo com mão de obra – o que inclui despesas com transporte, alojamento, direitos e questões trabalhistas, entre outros itens –, os recursos tecnológicos agregados à plantadora e o consumo de mudas por hectare têm peso significativo nos cálculos e nas comparações.

A tecnologia inovadora de distribuição de mudas da Plantadora de Cana Picada PCP 6000 Automatizada – fabricada pela DMB – está se tornando fundamental para a obtenção de bons resultados nesse quesito. A performance se torna ainda melhor se a máquina estiver equipada com   o Controlador de Taxa Fixa, que mantém uniforme a distribuição de mudas durante o plantio, conforme a quantidade programada, mesmo com a variação da velocidade da máquina. Essa regularidade ocorre também na aplicação de outros insumos, como  adubo, pesticida, fungicida, micronutrientes.

A otimização das operações é uma marca da plantadora automatizada da DMB. Possuindo adubadeira para aproximadamente 1.250 quilos, a máquina pode ser dotada – opcionalmente – de Caixas de Óxido, que viabilizam a aplicação de óxido de cálcio e de magnésio, durante a operação de plantio, tornando esses nutrientes prontamente disponíveis à planta. A distribuição de óxidos pode ser feita na mesma operação de aplicação de adubo, o que contribui para a redução de custos.

Outra possibilidade de diminuição de gastos é a utilização do Sulcador com Dispositivo Destorroador, acessório da PCP 6000 Automatizada, que aprimora, simplifica e barateia o preparo do solo, diminuindo as operações convencionais. As boas notícias não param aí.  Pesquisas realizadas pela empresa AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, em parceria com a DMB, demonstram que o plantio mecanizado, dependendo dos recursos tecnológicos utilizados e da realidade de cada área, pode obter ganhos importantes, como a redução do índice de torrões, maior desenvolvimento radicular da planta e, consequentemente, aumento da produtividade em toneladas por hectare.

Mais detalhes serão abordados no debate "Alternativas para que o plantio de cana não seja o maior gargalo da operação".   

de:

* Mário Sérgio Salani Júnior - Especialista corporativo em mecanização agrícola da BP Bunge Bioenergia;

* Ugo da Silva - Coordenador agrícola da Usina Santo Ângelo;

* Antônio Fernando Tittoto (Toninho Tittoto) - Produtor rural de Serrana/SP;

* Edilson Maia - Produtor rural de Alagoas;

* Auro Pardinho – Gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas;

* Merquisson Sanches - Gerente de Operação da TT do Brasil;

Serviço

Live “Alternativas para que o plantio de cana não seja o maior gargalo da operação”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (29/09), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=5FvxQdRAfP4

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2484325401710946/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6846749456444993536/

Fonte: CanaOnline