Brasil será sede da Conferência Internacional dos Produtores Mundiais de Açúcar de Beterraba e de Cana 2019
27-04-2018

Eduardo Vasconcellos Romão, presidente da Orplana, foi escolhido como o novo presidente da WABCG, o primeiro brasileiro a assumir o cargo

No último dia 25, uma boa notícia agitou o mundo canavieiro, o engenheiro agrônomo e produtor rural Eduardo Vasconcellos Romão, presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana),foi escolhido como o novo presidente da Associação Mundial dos Produtores de Açúcar de Beterraba e de Cana (WABCG).

A escolha ocorreu no congresso da WABCG, em Roterdã, (Holanda) e reuniu representantes de suas 30 associadas. Celso Albano, gestor-executivo da Orplana, explica que a entidade vemconsolidando o objetivo de se tornar o principal porta-voz dos produtores de cana do Brasil. Nesse sentido, faz parte de sua estratégia deações divulgar os diferenciais do setor sucroenergético no tocante a produção de alimentos e bioenergia.
A Orplana enxergou na possibilidade de assumir a presidência da WABCG e em realizar a Conferência da entidade no Brasil em 2019, uma excelente forma de divulgar o país como o maior e melhor produtor de cana-de-açúcar do mundo e um grande desenvolvedor de produtos e subprodutos dessa matéria-prima. “O Brasil serve de exemplo para o mundo, é a grande vitrine, pois não retira da cana apenas o açúcar, mas realiza o maior programa de energia renovável do planeta, por meio do etanol e cogeração de energia. Além de gerar muitos outros produtos”, salienta Celso Albano.
Assim, a Orplana se inscreveu para assumir a presidência da WABCG (o outro país inscrito foi a Austrália) e durante os dias que antecederam a votação realizou uma campanha articulada para alcançar seu objetivo: integrantes da diretoria da entidade que participaram do Congresso na Holanda realizaram um eficiente trabalho de bastidores com os representantes das outras associações; a Orplana levou Miguel IvanLacerda de Oliveira, Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, para fazer uma palestra sobre o RenovaBio; e apresentou um vídeo sobre os diferenciais do setor sucroenergético brasileiro.
A estratégia deu certo, e Eduardo Romão, presidente da Orplana, será o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da WABCG, seu mandato será para o triênio 2019/20/21e substituirá o atual presidente, o francês Jean-Pierre Dubray. A entidade representa 30 associações mundiais e 5 milhões de produtores das duas culturas açucareiras
Para Eduardo Romão, o fato de o Brasil ocupar a presidência da WABCG é de grande relevância, reforça a importância do produtor brasileiro para a obtenção de um dos segmentos econômicos mais sustentáveis do mundo: o sucroenergético. “E por meio da realização da Conferência Mundial dos Produtores de Açúcar de Beterraba e de Cana, em 2019, em nosso país, teremos a chance de mostrar aos participantes o nosso trabalho”, diz Eduardo.
A Conferência Mundial dos Produtores de Açúcar de Beterraba e de Canaacontecerá no primeiro semestre de 2019, deve ter como base principal a cidade de Ribeirão Preto, sede da Orplana e capital do maior polo sucroenergético do mundo. A Conferência reunirá centenas de participantes vindos de vários países esua programação (em torno de três dias), além de debates, contará com visitas técnicas e cientificas em propriedades rurais, usinas e entidades de pesquisas, ondepoderão conferir na prática exemplos de excelência da agroindústria canavieira nacional.