Brasil tem alerta de chuva forte ou tempestade para 20 Estados
27-02-2025

Maior perigo será no Acre, Amazonas, norte e leste de Rondônia e quase todo Mato Grosso
Por Raphael Salomão — São Paulo
O Brasil está sob alerta de chuvas fortes ou tempestades para pelo menos 20 Estados até esta quinta-feira (27/2), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura.
As situações consideradas de maior perigo atingem os estados do Acre, Amazonas, norte e leste de Rondônia e quase todo Estado de Mato Grosso. Para estas áreas, o Inmet colocou alerta laranja, com possibilidade de chover até 100 milímetros em um período de 24 horas.
Inmet emitiu alerta de chuvas fortes ou tempestades para pelo menos 20 Estados até esta quinta-feira (27/2)
Foto: Inmet/Reprodução
Para as demais áreas, o Inmet indicou alerta amarelo, de perigo potencial. A previsão é de chuva de até 50 milímetros no período de um dia e ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora. O alerta vale para a faixa norte do Amazonas, sul de Roraima, faixa litorânea do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, norte e oeste do Piauí, todo o território do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além de partes de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em São Paulo, a chuva mais intensa deve se concentrar na faixa oeste, na divisa com Mato Grosso do Sul. Para as demais áreas do Estado, a previsão é de tempo quente e seco. Com uma nova onda de calor sobre o Brasil, os termômetros devem marcar temperaturas entre 32 e 34 graus durante os dias de Carnaval, com baixas condições de formação de nuvens de chuva, informa a Climatempo.
Segundo os meteorologistas, o mês de fevereiro já é um dos mais quentes dos últimos 82 anos apenas na cidade de São Paulo. Entre os dias 1º e 25 deste mês, a média das temperaturas máximas registradas foi de 31,7ºC. São 2,7ºC acima da média para esta época do ano.
“Com o calor intenso, não se pode descartar a ocorrência dessas pancadas de chuva na Grande São Paulo, mas a chuva que ocorrer será em pequenas áreas, acontecendo apenas em alguns municípios da Grande São Paulo e em alguns bairros da capital paulista. Não há expectativa de chuva generalizada. Não há previsão de passagem de frente fria pela costa paulista até o final do carnaval”, diz a Climatempo.
Fonte: Globo Rural