Broca se mantém como principal praga da cana-de-açúcar, mas Sphenophorus levis se aproxima do primeiro lugar
16-10-2019

Pesquisa realizada com os participantes da 2ª Reunião Canaplan de 2019, aponta que a broca-da-cana foi quem mais causou impacto na produtividade dos canaviais

Os quase 300 profissionais do setor presentes na 2ª Reunião Canaplan de 2019, realizada nesta terça-feira (15) em Ribeirão Preto, SP, apontaram que a broca Broca se mantém como principal praga da cana-de-açúcar, mas Sphenophorus levis se aproxima do primeiro lugar.

A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) apresenta ampla distribuição pelo país e seu ataque ocasiona perda de peso, morte da gema apical, enraizamento aéreo, germinação das gemas laterais e tombamento. Também gera impactos negativos no rendimento industrial e sobre a qualidade do produto final.

A área tratada para broca-da-cana cresceu 15% entre 2017 e 2018. E o número de aplicações subiu em 10% no mesmo período. Mas o avanço da broca na primavera deverá demandar maiores investimentos em inseticidas
O engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da BASF, Rafael Factor, afirmou, durante a 2ª Reunião Canaplan 2019, que o setor está investindo mais em inseticidas, principalmente para o controle de broca-da-cana e de cigarrinha-das-raízes. “Com a chegada da primavera, as infestações subiram em várias áreas devido ao clima mais favorável ao seu desenvolvimento.”