Campeã em produtividade de soja será debatedora no V Encontro Cana Substantivo Feminino
04-01-2018

Elizana Baldissera Paranhos, de Capão Bonito, SP, somou 122,99 sacas de soja por hectare em área de sequeiro, enquanto a média nacional é de 50 sacas

O AGRONEGÓCIO SOB A ÓTICA FEMININA – COMO E ONDE MELHORAR– este será um dos debates do V Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 10 de março de 2016 no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto. O painel será mediado pela agrônoma e ex-Secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, MônikaBergamaschi.

Entre as debatedoras estará Elizana Baldissera Paranhos,agricultora, agrônoma e mestre pela Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tokio (Nokodai). Elizanaproduz soja na região de Capão Bonito, SP, e venceu o Desafio de Máxima Produtividade da Soja, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), eregistrou a maior produtividade de soja da região Sudeste do País no último ciclo. Em sua área de teste, equivalente a 10 hectares, somou 122,99 sacas por hectare, a média nacional em área de sequeiro, como é a sua, é de 50 sacas por hectare.

Mas não é só em área de teste que Elizana consegue alta produtividade, mas em sua lavoura inteira, sua média é superior a 100 sacas por hectare. “A alta produtividade alcançada se deu devido a vários fatores, incluindo material com alto potencial produtivo, rotação de culturas, plantio direto em palhada de trigo, uso de adubação foliar, visando melhor pegamento de flores, melhor sanidade e enchimento de grãos, manejo fitossanitário no tempo ideal e, principalmente, o solo que estava bem estruturado”, destaca Elizana, Elizana, que administra as propriedades da família há 11 anos.

Mas os detalhes Elizana dará no V Encontro Cana Substantivo Feminino. Não percam. Informações e Inscrição grátis no site: www.canasubstantivofeminino.com.br

 

Fonte: Cana Substantivo Feminino