Cana irrigada no Brasil
18-07-2014

No Brasil, a utilização de sistemas de irrigação na cultura canavieira ainda é bastante limitada, dos 9,5 milhões de hectares com cana, pouco mais de 2% são irrigados com água. Nos canaviais são muito utilizados os canhões em montagem direta ou carretel enrolador, especialmente quando se faz irrigação com vinhaça. Outros sistemas automatizados que operam com pressões menores são os pivôs centrais, deslocamento linear e o gotejamento. Porém, são poucos os exemplos de projetos de irrigação controlada visando grandes ganhos de produtividade agrícola. 

Na agroindústria canavieira nacional ainda impera o conceito de utilizar a irrigação nas regiões de menor precipitação, como o Nordeste, apenas para salvar a lavoura. Já em outros países, a irrigação é utilizada como ferramenta de aumento de produtividade e longevidade dos canaviais. Enquanto o Brasil, contando com as chuvas, garante a produção de 85 toneladas por hectare na região Centro-Sul, em cinco ou sete cortes, e cerca de 50 toneladas por hectare em quatro ou cinco cortes no Norte-Nordeste, a realidade externa, com investimentos em irrigação, é aproximadamente de 120 toneladas por hectare, em 13 cortes.
Especialistas observam que dependendo do clima, as necessidades hídricas da cana-de-açúcar são de 1.500 a 2.500 mm, uniformemente distribuídos durante o ciclo, mas a crescente demanda pela incorporação de novas áreas de cana no Centro-Sul do Brasil tem levado à exploração de regiões com déficits hídricos mais acentuados, ampliando a necessidade de irrigação, que é capaz de equilibrar a distribuição pluviométrica e promover ganhos de produtividade pela garantia da umidade adequada durante todo o crescimento. Também o uso da irrigação em cana pode representar um melhor pegamento da cana recém plantada, podendo ser sinônimo de maior produtividade, antecipação da colheita, especialmente nas variedades mais precoces.
Veja matéria completa na editoria matéria de Capa na edição oito da CanaOnline, visualize no site, baixe grátis o pdf da edição ou o aplicativo grátis para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br