Cana será o tema da Embrapa Agroenergia na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
09-12-2020

De 7 a 13 de dezembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promov, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, a edição presencial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020. O tema do evento é: “Inteligência Artificial, a nova fronteira da ciência brasileira”. A Embrapa Agroenergia estará presente mostrando inúmeras tecnologias desenvolvidas para a cana-de-açúcar, dentro do objetivo da SNCT que é mobilizar crianças, jovens e famílias em torno da ciência e tecnologia. 

De acordo com o pesquisador Hugo Molinari, serão apresentadas a tecnologia do novo biodefensivo com RNAi de uso tópico, desenvolvida em parceria com a Sempre Sementes (saiba nesta matéria) e a cana BTRR, resistente à broca da cana e ao herbicida glifosato, desenvolvida com a PangeiaBiotech (saiba mais nesta matéria). 

Além disso, o estande terá mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar convencional para que os visitantes entendam que diversas outras tecnologias podem ser inseridas na planta, como tolerância à estresses abióticos, aumento da digestibilidade da biomassa para produção de etanol 2G e alimentação de ruminantes, produção de compostos químicos de valor agregado, modificação do caldo da cana para diminuição dos gastos com branqueamento na indústria, aumento no teor de açúcar e tolerância a alumínio tóxico.

“Vamos falar de todas as tecnologias que estamos desenvolvendo para a cana-de-açúcar e tirar dúvidas sobre o pipeline de pesquisa em desenvolvimento para várias características com parceria privada para o setor sucroenergético”, conta Molinari.

A SNCT vai contar também com estandes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Regional, Embrapa, Exército, Marinha e Aeronáutica. Em virtude da pandemia, ações tradicionais da SNCT, como a visita guiada de escolas e mostras de ciência de estudantes da rede de ensino, não serão realizadas.

O pavilhão estará aberto todos os dias das 10h às 20h e a entrada é gratuita. Em atendimento ao decreto do Governo do Distrito Federal, que regulamenta a realização de eventos durante a pandemia, os visitantes passarão por medição de temperatura na entrada, e o uso de máscara é obrigatório. Outros cuidados presentes na SNCT serão a disponibilização de álcool em gel nas áreas de circulação, higienização de equipamentos e afastamento de cadeiras no setor destinado a palestras.

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia