Cana: S&P reafirma ratings atribuídos à Tonon Bioenergia
24-12-2014

São Paulo, 24/12/2014 - A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) reafirmou na noite de ontem os ratings 'B' atribuídos ao grupo sucroalcooleiro Tonon Bioenergia e à sua emissão de dívida

Também foram reafirmamos o rating 'B-' atribuído à dívida da empresa. A perspectiva dos ratings de crédito corporativo permanece estável.

Conforme a S&P, a decisão reflete a visão de que "houve uma redução nas pressões de refinanciamento da Tonon e a empresa deve melhorar gradualmente seu fluxo de caixa operacional livre (FOCF, na sigla em inglês) no exercício fiscal de 2016 diante de seus investimentos (capex) e custos menores, apesar dos fundamentos fracos da indústria". Além disso, acrescenta a agência, mesmo com uma moagem menor em São Paulo, a companhia se saiu bem com o processamento de cana em Mato Grosso do Sul e com a remuneração advinda das exportações de açúcar com o real desvalorizado ante o dólar.

A S&P diz ainda que a Tonon alongou seus prazos de vencimentos e obteve novos empréstimos para fins de refinanciamento, o que "eliminou novas necessidades de captação de recursos até o início da safra de 2016".

A Tonon possui três usinas, sendo duas em São Paulo (Bocaina e Brotas) e outra em Mato Grosso do Sul (Maracaju). Juntas, elas possuem capacidade total de moagem de 8,2 milhões de toneladas por safra.

José Roberto Gomes