CanaOnline participa, nesta semana, da EIMA International, em Bologna, na Itália
12-11-2014

Começa nesta quarta-feira (12), no Centro de Eventos de Bologna, na Itália, uma das três maiores feiras mundiais do setor de máquinas agrícolas: a EIMA International. O evento está em sua 41ª vez e será realizado até o próximo domingo (16).

E a Revista CanaOnline está presente no evento, com a participação de dois jornalistas: Clivonei Roberto e Adair Sobczak. Dois dos três jornalistas brasileiros convidados oficialmente pela organização do evento a cobrir a feira são da Revista CanaOnline, comprovando o prestígio da publicação. Eles vão representar o jornalismo brasileiro especializado em agricultura, juntamente com Mario Candido, da Revista Agrimotor.

Ao todo, são esperados cerca de 200 mil visitantes ao longo da semana. A EIMA 2014 possui 1.800 expositores, sendo que 600 vêm de outros países. A Feira é organizada pela FederUnacoma (Federação Nacional dos Construtores de Máquinas para a Agricultura). O evento ocorreu anualmente entre 1969 e 2006, quando passou a ser bianual.

Bioenergia marca presença no evento

EIMA Energia: tecnologias e políticas para a biomassa agrícola. Esta é a tônica de uma exposição da feira dedicada a sistemas para a utilização de energia de matérias-primas vegetais. Tal espaço é particularmente importante à luz do plano recente para o setor de bioenergia lançado em agosto pelo governo italiano.

Massimo Goldoni, presidente da FederUnacoma (Federação Nacional dos Construtores de Máquinas para a Agricultura), chegou a destacar a presença da bioenergia na feira deste ano durante a coletiva de imprensa de abertura.

Exposições, conferências e ensaios de demonstração para promover o setor da indústria e desenvolver a cooperação com outros países ocorrerão ao longo do evento.

Já nesta quarta-feira (12) ocorre um workshop com o tema "Energia de biomassa e Territorio: Experiências feitas na Itália para novos mercados internacionais".

Cerca de 1.800 expositores participam dessa edição

Durante a coletiva de abertura, Massimo Goldoni, presidente da FederUnacoma (Federação Nacional dos Construtores de Máquinas para a Agricultura), apresentou as tendências do mercado para este setor, o contexto global da mecanização, destacando a força de países como China e Índia, e a capacitação da EIMA em levar informações, possibilitar intercâmbio de tecnologias e apresentar novas soluções para o mundo que precisa cada vez mais produzir alimentos com sustentabilidade.

A internacionalização tem sido um dos principais focos da feira. O evento vê crescer ainda mais a sua dimensão internacional com referência à presença de empresas expositoras estrangeiras, que já atingiram a cifra recorde de 600, de um total de cerca de 1.800 presentes no evento, representando 44 países, tanto no que diz respeito à participação de visitantes e delegações oficiais .

As categorias de máquinas expostas na EIMA International são as seguintes:

1. Motores
2. Máquinas para a recuperação e reflorestamento
3. Tratores, cultivadoras, cortadoras, transportadoras e enxadas rotativas
4. Máquinas para o processamento e preparação do terreno, semeadura e adubação
5. Máquinas para a proteção das plantas e culturas
6. Máquinas para a irrigação
7. Máquinas para a coleta
8. Máquina para o primeiro processamento e conservação do produto
9. Máquinas para as explorações agrícolas
10. Máquinas para a indústria agrária
11. Máquinas para o transporte do produto
12. Componentes, acessórios e peças de reposição
13. Máquinas para jardinagem, parques públicos, pequenas ferramentas motorizadas e manuais
14. Diferentes máquinas para a agricultura, para as explorações agrícolas e a limpeza de estábulos, máquinas e equipamentos para a produção de energia a partir de fontes renováveis na agricultura