Canavial longa vida estica a alta produtividade e dispensa renovação
25-04-2017

Canaviais na Belo Horizonte, média de 112 toneladas por hectare, contando com áreas que já estão no décimo corte
Canaviais na Belo Horizonte, média de 112 toneladas por hectare, contando com áreas que já estão no décimo corte

A média de renovação de canavial da Fazenda Belo Horizonte é de apenas 3,8 hectares, em decorrência da alta produtividade

O alto índice de canaviais envelhecidos é um dos responsáveis pela redução de safra no Brasil, isso porque apresentam baixa produtividade, mas são mantidos em decorrência da falta de recursos financeiros ou pela necessidade em ter cana, mesmo menos, para aproveitar a melhor remuneração momentânea. Com isso, a taxa de renovação ideal, que é em torno de 17%, tem ficado em 10%.

A fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal, SP, conta com área de 530 hectares com cana, produz por safra 59 mil toneladas, e apresenta taxa de renovação de canavial na média de 3,8 hectares. Só que o baixo índice não é decorrente de falta de recurso, mas porque os canaviais apresentam alta produtividade, a média da fazenda é de 112 toneladas de cana por hectare e há áreas com canavial já com 10 cortes, mas com produtividade de quase 90 toneladas.
O segredo da Belo Horizonte em ter um “canavial longa-vida” é o trato bem-feito tanto na cana-planta como nas soqueiras. Tudo começa com mudas de alta sanidade, plantio da cana em área com rotação com leguminosa, o uso correto de produtos e práticas que ajudam a ter alto pegamento da cana, desenvolvimento com vigor e a geração de muitos perfilhos.

Além disso, ressalta o técnico agrícola da fazenda, Agnaldo Carlos Siqueira, a colheita acontece sempre no melhor período de condições da matéria-prima - fim de maio a começo de setembro –, fornece 100% para a Usina São Martinho. E em seu manejo varietal fazem parte mais de 50 variedades de cana, nenhuma variedade responde por mais de 10% da área, sendo que as mais cultivadas são: CTC2, CTC 4 e a RB966928.

O objetivo da equipe da Belo Horizonte, capitaneada por Ismael Perina Júnior, um de seus proprietários, é reduzir ainda mais a taxa de renovação e aumentar a alta produtividade por mais tempo. Para isso, há todo o cuidado para não haver pisoteio nas linhas do canavial, a planta recebe os nutrientes adequados para a rebrota, e cresce em um ambiente preparado para que não haja matocompetição.

Mas caso haja a morte de soqueiras, o pessoal da Belo Horizonte já tem a solução para cobrir as falhas da linha de cana, passou a utilizar muda pré-brotada AgMusa™., desenvolvida pela BASF. “O resultado é excelente, a muda tem alta sanidade e o crescimento é rápido, cobre a falha perfeitamente e nem precisa ser da mesma variedade do canavial”, diz Agnaldo.

Desse jeito, os canaviais da Belo Horizonte serão eternos!

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.