CANEFIT traz a precisão suíça à gestão dos canaviais
30-06-2020

Plataforma tecnológica desenvolvida pela GAMAYA garante mais agilidade e precisão no monitoramento das lavouras de cana em todo ciclo de produção, do plantio à colheita

Durante mais de três anos, cientistas e técnicos da agtech suíça GAMAYA percorreram canaviais em várias regiões do Brasil. Munidos de drones equipados com exclusivas câmeras com tecnologia hiperespectral (que permitem a visualização de até 40 bandas de cores, enquanto que as tradicionais câmeras digitais processam imagens a partir de três bandas), eles fizeram centenas de fotos e, a partir delas, analisaram aspectos fisiológicos das plantas em vários estágios do cultivo. Nesse período, realizaram testes e comprovaram a eficiência, nas lavouras de cana-de-açúcar, de aplicações que desenvolvem desde 2015 na sede da empresa, na Suíça. Conversaram com especialistas, mergulharam a fundo na cultura da cana e, sobretudo, ouviram os produtores sobre os principais desafios e problemas que impactam no desempenho de suas propriedades. O resultado desse trabalho acaba de chegar ao País na forma da mais completa e avançada plataforma digital de soluções integradas para monitoramento dos canaviais em todo o mundo: a CANEFIT.

Através de algoritmos avançados de análise de imagens produzidas por drones ou satélites, a CANEFIT oferece às usinas um pacote de soluções composto por cinco produtos, cada um voltado a resolver um problema crítico identificado pelos produtores, desde o plantio até a colheita: Falhas e Linhas Básicas de Plantio (serviço automático de análise de linhas e falhas de plantio em grandes áreas cultivadas), Detecção de Daninhas por Drone (sistema de detecção e mapeamento com precisão de infestação de lavouras de cana por plantas daninhas) e Monitoramento de Daninhas por Satélite (ferramenta que oferece um olhar constante e abrangente, emitindo relatórios com atualização periódica de toda a propriedade), Monitoramento de Canavial (que aponta e identifica anomalias no desenvolvimento da cultura e emite alertas semanais indicando eventuais problemas) e Linhas de Colheita com Precisão (que indica as melhores rotas para o maquinário agrícola, reduzindo as perdas com seu uso em campo).

Esse conjunto tecnológico oferece aos usineiros uma visão holística da propriedade, o que permite enxergar a produção de forma ampla e identificar deficiências em quaisquer dos talhões. Melhor ainda, todos os dados ficam disponíveis e concentrados em uma única plataforma, a Gamaya Viewer, o que facilita o acesso às informações tanto online quanto offline a partir de diferentes dispositivos. Ou seja, nos momentos mais cruciais do cultivo da cana, o produtor terá condições de tomar decisões com mais agilidade, segurança e assertividade, obtendo ganhos de eficiência, redução de custos e do impacto ambiental de suas atividades.

O diferencial da CANEFIT resulta de uma inovadora combinação de tecnologia e grande capacidade computacional. A GAMAYA é líder global no uso agrícola de imagens hiperespectrais e utilizou esse conhecimento no desenvolvimento de aplicações e análises sobre as demais opções de imagens. Dessa forma, o produtor tem acesso a análises únicas, com maior riqueza de detalhes em relação às diferentes fases do cultivo, mesmo usando para análise imagens das fornecidas por câmeras RGB de drones e multiespectrais de satélites. Tudo isso de forma mais precisa e mais rápida.

"Quando a GAMAYA chega a uma usina, pode garantir a capacidade de atendê-lo com rapidez e em larga escala, fazendo análises de grandes áreas em tempo recorde e com dados confiáveis, como indica seu DNA suíço. Tudo isso, no campo, tem grande valor", afirma Silvio Santos, responsável pelas operações da GAMAYA no Brasil.

A elevada capacidade computacional da GAMAYA permite processar imagens e dados em larga escala e, por meio de inteligência artificial, relacionar cada nuance da lavoura apontada pelas imagens a um indicador agronômico, como presença de nematoides, deficiência de nutrientes no solo, reconhecimento e classificação de pragas e até análises preditivas de produtividade e teor de açúcar. Por meio de um sistema de machine learning, os computadores da empresa "aprendem" continuamente a interpretar melhor cada uma dessas informações e aprimorar essa relação com os eventos no campo.

Sobre a a GAMAYA:

A GAMAYA utiliza tecnologias exclusivas de imagens hiperespectrais, combinadas com inteligência artificial, machine learning e grande capacidade de computação, para oferecer as mais avançadas soluções para o monitoramento agronômico do mundo. Uma agtech com DNA suíço de precisão e confiança aplicado à agricultura digital, que permite ao produtor enxergar sua lavoura de forma inédita, gerando decisões mais precisas e assertivas, ganhos de eficiência, redução de custos e do impacto ambiental de suas atividades.

Fundada em Lausanne, na Suíça, em 2015, a empresa é pioneira no uso de tecnologia de imagens hiperespectrais em aplicações para monitoramento e análise, em larga escala, de áreas agrícolas. Graças à capacidade de "enxergar" e compreender melhor, através das imagens, o que acontece com cada planta em diferentes situações, a startup foi apontada por veículos como Forbes, Fortune e Business Insider como uma das mais inovadoras AgTechs da Europa e chamou a atenção de investidores como Peter Brabeck-Letmathe, ex-CEO da Nestlé, Fundação Sandoz e o fundo de venture capital suíço VI Partners e a fabricante de máquinas agrícolas Mahindra, da Índia. Em julho de 2019 a empresa completou uma rodada de investimentos que resultou na captação de mais de US$ 12 milhões.