Carlos Lyra será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
24-06-2024
O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução
Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto, nasceu em 20 de junho de 1925, era filho de Salvador Pereira de Lyra e Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra, tradicional família ligada a agroindústria da cana-de-açúcar. Foi fundador do Grupo Carlos Lyra, um conglomerado de empresas com atuação nos segmentos sucroenergético, pecuária, têxtil, fertilizantes, radiodifusão e táxi aéreo.
Formou-se em Engenharia Química na universidade de Indiana, nos Estados Unidos (1947/1951). Em 1951, assumiu o controle acionário da Algodoeira Lagense, comercializando algodão, mamona e fumo e, em 1965, adquiriu a Usina Caeté, em São Miguel dos Campos (AL), ingressando no segmento sucroenergético.
Com características únicas e visionárias, Doutor Carlos, como era chamado, construiu a Usina Caeté - Unidade Marituba, em 1979, situada em Igreja Nova e adquiriu a Usina Caeté - Unidade Cachoeira, em 1986, em Maceió, consolidando-se como o maior Grupo de Alagoas. Com a expansão para o Sudeste, construiu a Usina Caeté - Unidade Volta Grande, em 1996, no município de Conceição das Alagoas e assumiu, no ano de 2001, o controle acionário da Usina Caeté - Unidade Delta, ambas localizadas no Triângulo Mineiro. E em 2007, implantou no Oeste paulista a Usina Caeté - Unidade Paulicéia, em Paulicéia, transformando-se em um dos mais influentes industriais do setor sucroenergético do Brasil.
Carlos Lyra faleceu em agosto 2017 e será um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.
No livro, as informações não se resumem a escrita, pois ganham o reforço da fala e da imagem, será lançado no segundo semestre de 2024. Terá uma versão impressa e outra digital.

