Carro elétrico? Não no Brasil
04-12-2017

Verde mesmo é o carro movido a etanol

Uma das maiores ameaças ao etanol brasileiro é o carro elétrico, que está cada vez mais ganhando força no mercado europeu. Para o professor da faculdade de engenharia mecânica, departamento de energia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Waldyr Gallo, o Brasil deve ter maturidade suficiente para fazer as melhores opções. “O veículo elétrico, para o europeu, integra um movimento estratégico voltado à segurança energética: a Europa não quer ficar refém de países produtores de petróleo. Ou seja, o movimento no sentido da adoção do veículo elétrico não parece ser puramente voltado à questão ambiental.”

Segundo Gallo, o mesmo caminho de segurança energética parece ser trilhado pela China e Japão, que também não têm petróleo. Em relação aos Estados Unidos, não há um caminho estratégico claro no longo prazo. “Todo esse panorama internacional começa a ameaçar a prevalência dos biocombustíveis no Brasil.”

O professor alerta que, se o motivo da adoção de um carro elétrico é puramente para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, o Brasil já tem uma solução pronta: o carro flex abastecido com etanol. “Basta ter produto suficiente e preço competitivo.”

Ele salienta que o carro elétrico só pode ser considerado “verde” se a energia que o abastece for proveniente de uma fonte alternativa, como a biomassa, eólica e solar. Se for gás, carvão ou petróleo, o carro elétrico é sujo. “Verde mesmo é o carro movido a etanol.”

Felizmente, o Brasil parece estar no caminho certo e, por enquanto, não planeja qualquer ação consistente pelo veículo elétrico. O Rota 2030, conjunto de regras que está em formulação e vai guiar a indústria automotiva a partir de 2018, não deve trazer nenhuma novidade nessa área.

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 48 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.