Cenário para a carne bovina na segunda metade do ano
09-09-2014

Lara Moraes, Analista Sênior do Centro PwC de Inteligência em Agronegócio 

Luiz Albino Barbosa, Gerente do Centro PwC de Inteligência em Agronegócio


Os bons fundamentos do mercado global de carne bovina, somados ao cenário positivo para o setor no Brasil, animam pecuaristas e frigoríficos brasileiros, que esperam bons retornos ainda em 2014. Essa visão sobre o desempenho da bovinocultura de corte é um consenso entre os especialistas do setor.
Para entender essa tendência e conhecer mais a fundo o que está acontecendo no mercado, é interessante analisar o desempenho esperado para 2014 dos maiores produtores mundiais de carne bovina. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), cinco países representam 66% da produção de bovinos no mundo: Estados Unidos (20%), China (15%), Brasil (15%), União Europeia (12%) e Índia (4%).
Estados Unidos
Os Estados Unidos já anunciaram uma possível diminuição da oferta doméstica de boi gordo. O país vem reduzindo a produção de bovinos nos últimos anos e, em 2014, deve registrar a menor produção de carne bovina nas últimas duas décadas. Essa queda foi agravada pela forte seca que atingiu o país em 2012. Na época, os custos de produção se elevaram, em virtude do aumento dos preços dos grãos, e o rebanho norte-americano diminuiu – e ainda não foi totalmente recuperado.
Confira matéria completa na edição 13 da CanaOnline, na editoria Tendências. Visualize a revista no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphone – www.canaonline.com.br