Chuvas e desvalorização do Real são boas notícias para o produtor de amendoim
10-12-2015

As chuvas que têm caído no Centro-Sul do país têm sido importantes para o desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas, como o amendoim. Quando José Antônio Rossato, presidente da Coplana, conversou com a equipe da CanaOnline, no final de novembro, os cooperados da entidade estavam concluindo o plantio do amendoim, cultivado pela maior parte dos produtores no sistema de rotação de cultura com a cana-de-açúcar. 

“Mas quando for a época de colheita, em 2016, temos que combinar com São Pedro para não chover muito”, brinca Rossato.
Ele lembra que a safra de amendoim está muito ligada à cultura da cana-de-açúcar, especialmente na região de Ribeirão Preto. “Nos dois últimos anos que a cana teve quebra de safra, o amendoim também teve, com agravante que é cultura de ciclo curto e qualquer falta de água nesse período aumenta as consequências sobre a planta. Por isso, as duas últimas safras de amendoim foram complicadas.”
Mas no ciclo 2015/16 do amendoim, por conta do fenômeno El Niño, a indicação é que o verão terá chuvas normais e uma temperatura acima da média. O resultado esperado pelos cooperados da Coplana é a recomposição da produtividade do amendoim em relação aos últimos dois ciclos.
No mix de comercialização de produtos da Coplana, o amendoim é um item importante, sendo boa parte destinada à exportação. Por isso, além da expectativa de uma boa produtividade no campo, Rossato acredita que a desvalorização do Real seja benéfica para a comercialização do produto para o mercado externo.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.