Cientistas transformam biomassa lenhosa em combustível
29-10-2019

A lignina não é mais um problema

Por: AGROLINK -Leonardo Gottems

Cientistas da Universidade de Perdue, nos Estados Unidos, estão trabalhando para transformar a biomassa lenhosa em combustível. O aumento da produção de biocombustíveis de segunda geração - aqueles produzidos a partir de biomassa não alimentar, como capim e sorgo - diminuiria nossa dependência da queima de combustíveis fósseis, que contribui para as mudanças climáticas. 

Várias barreiras impediram a conversão eficiente dessa biomassa. A lignina, um composto complexo nas paredes celulares, bloqueia o acesso aos carboidratos das plantas que podem ser clivados em açúcares e fermentados em biocombustíveis. Os compostos que mantêm as células das plantas unidas, bem como seus aglomerados de células, também bloqueiam o acesso aos açúcares para fermentação em combustíveis. 

Agora, uma equipe liderada pela Universidade Purdue aproveitou o sucesso na remoção da barreira da lignina para resolver outros obstáculos celulares. Suas descobertas, relatadas nos periódicos Plant Biotechnology Journal e Biotechnology for Biocombustíveis, oferecem oportunidades para aumentar significativamente a produção de biocombustíveis renováveis a partir de resíduos de culturas e de biocombustíveis que podem ser cultivados em terras marginais. 

"A lignina não é mais um problema. Temos uma maneira de removê-la e fabricá-la com produtos úteis, além de obter acesso a carboidratos vegetais para a produção de biocombustíveis", disse Nick Carpita, professor de Purdue no Departamento de Botânica. 

O C3Bio Energy Frontier Research Center da Purdue trabalha há mais de uma década para adaptar espécies de culturas de bioenergia para conversão química em combustíveis de hidrocarbonetos líquidos como gasolina ou combustível de aviação. Liderada por Maureen McCann, professora de ciências biológicas da Purdue, a equipe do C3Bio explorou os obstáculos além da lignina que devem ser superados para tornar os carboidratos mais acessíveis à produção de combustível.