Coaf celebra início da moagem
05-09-2018

Uma missa em ação de graça foi celebrada no pátio da usina, localizado no município de Timbaúba

Para celebrar o início da moagem da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Açúcar (Coaf) - antiga usina Cruangi -, funcionários, produtores, a comunidade local e representantes políticos participaram, nessa segunda-feira (4), uma missa em ação de graça. Realizada no pátio da unidade, em Timbaúba, Zona da Mata Norte, o evento também foi uma forma de comemorar a quarta moagem seguida, depois que a usina ficou fechada por três anos e reabriu em 2015.

De acordo com o presidente da Coaf, Alexandre Andrade Lima, a moagem vai seguir até o final de janeiro. “Foi realizado um ato de fé em agradecimento à abertura da usina, que hoje pode celebrar o seguimento das moagens”, destacou Lima. Além de etanol, a novidade é que nesta moagem será produzida também cachaça. “Este ano vamos fazer cachaça, enxergamos que esse mercado é promissor. Já temos encomenda de seis milhões de litros por empresas como a Pitú e a Ypióca”, complementou o presidente ao afirmar que não será produzido açúcar porque o custo está alto no mercado.

A expectativa é que a moagem da Coaf tenha aumento de cerca de 10% em relação à anterior. “A previsão é que sejam moídas 150 mil toneladas de cana, um resultado maior do que o da moagem passada”, disse Lima. Também é esperado um aumento de 20% no faturamento da usina. Na safra anterior, foram faturados R$ 95 milhões.

Na missa, o governador Paulo Câmara destacou que nos últimos anos esse mercado tem gerado negócios para 800 produtores de cana de açúcar cooperativados que administram a antiga usina Cruangi.

Hoje a Coaf emprega 3.700 funcionários, sendo 320 na indústria e o restante no campo. “Celebramos a volta do emprego do setor também. Muitos funcionários da antiga Cruangi estão trabalhando na Coaf”, contou Lima. Este ano, a usina investiu R$ 10 milhões. “O investimento foi aplicado para melhoramento da usina, principalmente a parte elétrica, com geradores”, informou Lima.