Colheita de cana na Índia, segundo maior produtor de cana do mundo
19-08-2014

Na Índia, usina não produz cana, apenas esmaga e a transforma em açúcar, álcool e etanol. Lá a produção de cana fica por conta dos mais de 30 milhões de fornecedores (no Brasil são em torno de 70 mil) que geram uma safra em média de 360 milhões de toneladas de cana. A área das propriedades gira em torno de 1,8 hectares, cerca de 5,2 milhões de hectares são cultivados com cana, o que representa 3% do território indiano.

As usinas produzem açúcar, a Índia com seus 1,2 bilhão de habitantes, é o maior consumidor do mundo, mas grande parte da população consome o cur, um tipo de rapadura que é produzida artesanalmente.

Quase 90% do corte é manual e com cana crua, as pontas são separadas para a alimentação do gado. São as famílias, incluindo as crianças que realizam o corte. Não existe lei que proíba a prática de trabalho infantil, nem que exija área de vivência, utilização de EPI’s e banheiro no campo.

Mas a mecanização do corte passou a ser uma tendência do setor canavieiro indiano, mas é preciso respeitar algumas características como: as pequenas áreas de cultivo e canavial não tão produtivo. Por isso, o uso de colhedoras compactas que utilizam espaçamento reduzido de 1 metro a 1,10 metro e com melhor desempenho em canas com menor produtividade.