Com área para demonstração de irrigação por gotejamento, Netafim se prepara para a maior Agrishow de sua história
18-04-2022

Agrishow 2022 deve receber cerca de 150 mil visitantes qualificados durante os cinco dias de feira. Foto: Divulgação Agrishow
Agrishow 2022 deve receber cerca de 150 mil visitantes qualificados durante os cinco dias de feira. Foto: Divulgação Agrishow

Empresa apresentará proposta de valor de suas tecnologias para a cadeia da cana-de-açúcar. Feira também será palco para o lançamento do “Netafim Services”

Leonardo Ruiz

Pode comemorar. Após dois anos em ambiente virtual, a Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, está de volta presencialmente. De 25 e 29 de abril, o município paulista de Ribeirão Preto será sede da 27º edição da feira, que promete ser palco para o lançamento de centenas de novidades tecnológicas que atenderão as demandas e anseios dos produtores rurais em termos de produtividade, eficiência, sustentabilidade e rentabilidade.

A expectativa para este ano é equiparar a edição de 2019, que reuniu mais de 800 marcas expositoras e recebeu cerca de 150 mil visitantes qualificados em uma área de 520.000 m². Para Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2022, a feira representa tudo que há de inovação e modernidade para o pequeno, médio e grande agricultor. “Como as indústrias mantiveram sua operação no campo, suas vendas e seu desenvolvimento ao longo desses últimos três anos, haverá muitos lançamentos nesta edição. Além disso, o evento possibilitará uma troca riquíssima de conhecimento entre produtores rurais e a cadeia do agro”. 

Público que passar pelo estande da Netafim durante a Agrishow 2022 poderá acompanhar, de perto, o funcionamento real das tecnologias de irrigação por gotejamento da empresa

Foto: Divulgação Netafim

Uma das empresas que marcará mais uma vez presença na Agrishow é a Netafim, líder mundial em soluções para irrigação. O diretor de marketing e agronomia da companhia, Carlos Sanches, afirma que as expectativas não poderiam estar mais elevadas. “Para esta edição, aumentamos nossa área de exposição visando levar ainda mais tecnologias, interação e conforto para os produtores que passarem pelo nosso estande.”

Uma das principais novidades da Netafim para a Agrishow deste ano será uma área demonstrativa, onde será possível acompanhar, de perto, o funcionamento real das tecnologias da empresa. “Implantamos algumas ruas de cana e ali colocamos toda nossa estrutura de irrigação por gotejamento subterrâneo. O objetivo é mostrar ao produtor na prática todas as funcionalidades e vantagens do sistema. Outro destaque será a presença de uma máquina agrícola responsável pela enterrio dos tubos gotejadores em áreas de cana-de-açúcar.”

Carlos Sanches: “Estamos extremamente felizes com a volta da Agrishow a seu formato presencial”

Foto: Divulgação Netafim

Dentro do estande, mais de 40 profissionais especializados estarão prontos para atender o público de forma rápida e eficiente. E, enquanto fazem suas negociações, os visitantes terão a oportunidade de consumir alguns produtos agrícolas produzidos com o auxílio dos sistemas de irrigação da Netafim. “Todo o café, suco de laranja, açúcar e demais alimentos servidos no estande tiveram sua produção no campo potencializada pelo uso das nossas tecnologias”, salienta Sanches.

O diretor de marketing e agronomia da empresa reforça que a Agrishow se destaca como um dos eventos mais importantes do calendário da Netafim, pois possibilita a promoção das tecnologias de irrigação localizada ao mesmo tempo em que permite um valioso networking com milhares de produtores e usinas das mais diversas regiões do Brasil. “Estamos extremamente felizes com a volta da feira a seu formato presencial. Tanto nós como os produtores estávamos ansiosos para retomar esse contato mais próximo.” O estande da Netafim da Agrishow 2022 estará localizado no endereço B20D.

Proposta de valor para a cadeia sucroenergética será apresentada durante a Agrishow 2022

De todos os fatores que impactam positivamente a produção de cana-de-açúcar, a irrigação por gotejamento, de longe, é a mais eficiente. Novas variedades conseguem elevar a produção de uma área em 14%. A fertilidade do solo, em 13%. Já a tecnologia da Netafim tem o potencial de alavancar a produtividade da cultura em até 50% em anos “normais” e de 70% a 80% em anos de alto déficit hídrico.

Além de acarretar ganhos em produtividade na ordem de 50% a 80%, irrigação por gotejamento eleva longevidade das áreas para, no mínimo, 12 anos

Foto: Divulgação Netafim

No entanto, o gerente comercial de cana-de-açúcar da Netafim, Lucas Victório, afirma que os ganhos com a irrigação por gotejamento vão muito além do simples incremento de produtividade. Eles passam pelo aumento da longevidade das áreas, estabilidade na produção, maior eficiência no uso da água, elevação da cogeração de energia, maior geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) e diminuição dos gastos com CTT (Corte, Transbordo e Transporte).

Os visitantes do estande da Netafim na Agrishow poderão conhecer um pouco mais sobre cada um dos benefícios citados, a começar pelo aumento de longevidade. “Nos últimos anos, devido as estiagens e geadas, vimos usinas reformando seus canaviais após três cortes. Com os custos de plantio batendo na casa dos R$ 12.500/hectare, isso é inviável. Com o auxílio da nossa tecnologia é possível manter um canavial altamente produtivo por, pelo menos, 12 anos, evitando assim de uma a duas reformas. Apenas o valor que deixará de ser gasto já paga de 35% a 40% o custo de implantação do sistema, cujo payback final é de 3,5 anos.”

Lucas Victório: “Apresentar essa proposta de valor para a cadeia da cana-de-açúcar será nosso principal objetivo durante os cinco dias de Agrishow”

Foto: Divulgação Netafim

A possibilidade de estabilidade na produção é outro ponto a favor da tecnologia. “A irrigação por gotejamento permitirá maior assertividade e segurança nas estimativas de produtividade agrícola e resultados financeiros independente das condições climáticas adversas que possam surgir durante a safra.”

O gerente comercial de cana-de-açúcar da Netafim reforça também a questão da verticalização da produção. De acordo com ele, ao passo em que você produzir mais em uma mesma área, não será necessário arrendar terras distantes da usina. Além da redução de gastos, também será perceptível uma diminuição dos custos com CTT na ordem de 20% a 25%.

Por fim, Victório destaca os ganhos no quesito sustentabilidade, que passam pelo uso mais eficiente dos recursos hídricos (95%); elevação da geração de energia limpa, devido a maior disponibilidade de biomassa; diminuição em até 30% da utilização de insumos por tonelada de cana produzida, fato que também aumenta a pontuação da usina no RenovaBio e, consequentemente, a geração de CBIOs; e a redução no uso de herbicidas de alto residual, em função de um fechamento mais rápido das entrelinhas. “Apresentar essa proposta de valor para a cadeia da cana-de-açúcar será nosso principal objetivo durante os cinco dias de Agrishow.”

O Especialista Agronômico da Netafim, Daniel Pedroso, conta que, nos últimos anos, o setor sucroenergético passou a olhar de forma diferente para a irrigação. O motivo seria a ocorrência cada vez mais frequente de fenômenos climáticos adversos, como secas severas e prolongadas, má distribuição das chuvas e geadas.

Segundo Daniel Pedroso, água deve ser vista como um insumo de produção e não apenas como um produto para substituição das chuvas

Foto: Divulgação Netafim

Porém, ele ressalta que a água deve ser vista como um insumo de produção e não apenas como um produto para substituição das chuvas. “Com o uso da irrigação, o produtor ou usina pode planejar melhor sua safra agrícola, minimizar perdas, aumentar a sua produtividade em períodos com baixa disponibilidade de produto, produzir mudas de melhor qualidade, receber certificações sustentáveis, usar a água como meio de transporte de fertilizantes, defensivos químicos, produtos biológicos e etc.”

Pedroso salienta que o Brasil é um grande produtor agrícola, mas um país que pouco utiliza a irrigação. “Infelizmente, temos mais costume de fazer ‘molhação’ do solo do que irrigação propriamente dita. Ao perceberem que não está chovendo, os produtores das mais diversas culturas vão lá e aplicam água, sem qualquer planejamento técnico ou embasado por levantamentos agronômicos. Por conta disso, aproveitaremos a Agrishow 2022 para levantar esses pontos e tentar quebrar esse paradigma.”

“Netafim Services” leva o conhecimento da Netafim para dentro da sua fazenda

O “Netafim Services” é o próximo grande passo da companhia para impulsionar a adoção em massa de irrigação localizada para combater a escassez de alimentos, água e terra. Esse conjunto de soluções será lançado em evento online uma semana antes da Agrishow, mas será um dos focos da companhia durante a feira deste ano.

O gerente comercial da Netafim, Caio Macedo, explica que o “Netafim Services” permite ao agricultor das mais diversas culturas e perfis escolher uma solução de irrigação e fertirrigação sob medida com exatamente o nível de suporte que necessita. “Através desse modelo de negócios, será possível ter todo o conhecimento da companhia dentro da sua propriedade, trazendo altas produtividades, rápido retorno do seu investimento e maior sucesso a longo prazo. Nosso objetivo principal é extrair 100% da performance dos projetos”, detalha.

Netafim Services” permite ao agricultor escolher uma solução de irrigação e fertirrigação sob medida com exatamente o nível de suporte que necessita

Foto: Divulgação Netafim

O “Netafim Services” pode ser dividido em três planos de serviços, sendo cada um pensado para necessidades distintas:

Plano anual de serviços: Especialistas da Netafim, como consultores técnicos e agronômicos, treinam a sua equipe, diagnosticando e sugerindo melhorias para extrair o máximo potencial do seu sistema de irrigação.

Plano de operação e manutenção: Neste plano, é disponibilizada uma equipe especializada para assumir toda a operação e manutenção preventiva do seu sistema. A Netafim cuida da sua irrigação para que você tenha tranquilidade para focar no seu negócio.

Plano de irrigação por assinatura: A Netafim será a responsável por projetar, instalar, operar e manter todo o seu sistema de irrigação, sem que você precise adquiri-lo. Com uma assinatura mensal, é possível transformar o seu CAPEX em OPEX, para que você possa simplificar a sua operação e maximizar seus resultados.

Caio Macedo reforça que os planos possuem vigências variadas, podendo compreender períodos de 12 meses a 10 anos. As taxas são mensais ou anuais. “Esse conjunto de soluções é inovador no mercado da irrigação e tem como base a transformação das demandas da população em geral, que tem buscado uma experiência diferenciada em algum produto ou tecnologia do que simplesmente a posse do mesmo.”

De acordo com Caio Macedo, esse conjunto de soluções é inovador no mercado da irrigação e tem como base a transformação das demandas da população em geral

Foto: Divulgação Netafim

O “Netafim Services” nasceu há três anos no México. Desde então, vem se expandindo para outras regiões do globo. Nas Américas, mais de seis mil hectares de diversas culturas estão cobertos por um dos três planos de serviços. No Brasil, a expectativa é fechar 2022 com dois mil hectares contratados. Até 2024, o plano é atingir cerca de 5,5 mil hectares.

VISITE A NETAFIM NA AGRISHOW – LOCALIZAÇÃO - B20D

FONTE: CanaOnline