Com média de ganhos de 4,3 kg de ATR/ha, Usina Cerradão é a grande campeã do Primeiro Desafio MultiplicAção
05-06-2017

A Usina Cerradão, localizada no município mineiro de Frutal, matura de 35% a 40% de sua área, que soma 35 mil hectares. Deste montante, cerca de 90% ocorre no início da safra. O gerente de produção agrícola da unidade, Michel Fernandes, explica que, como a usina é a única cooperada da Copersucar a produzir açúcar branco em abril, essa é uma tática essencial para garantir uma matéria-prima com mais qualidade e, consequentemente, maior fluxo de dinheiro.

As aplicações de meio de safra nunca integraram o calendário da usina. Porém, de alguns anos para cá, Fernandes conta que começou a estudar essa opção. “Não aplicávamos no meio do ano pois, com o fim das chuvas, a cana estressa e passa a acumular açúcar naturalmente. Mas estamos com diversos materiais, entre eles a RB92579 (16% da área), que tem dificuldades em maturar nesse período.”

Quando a Syngenta propôs a Michel participar do Desafio, ele não teve dúvidas, pois poderia colocar em prática uma ideia que já vinha maturando a algum tempo. O resultado, segundo ele, foi excelente. “Na 579 obtivemos ganhos de 6 kg de ATR/ha com a aplicação de maturador no meio de safra.”

Mas a área de 579 não foi a única inscrita pela Cerradão no desafio da Syngenta. Outra, composta pela SP80-1842, também foi avaliada. “Nesta, os ganhos também foram expressivos”, relata.

No final, o ganho médio nos experimentos foi de 4,3kg de ATR/ha. Com relação ao retorno sobre o investimento, este foi de 1:4. “Agora, com certeza, as aplicações no meio de safra serão mais recorrentes na Cerradão”, finaliza Michel.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.