Com mercado em alta, vale a pena plantar cana-de-ano?
13-07-2016

DEPENDE DAS ESTRATÉGIAS

Para se tomar essa escolha, tem que ver as estratégias adotadas, dentro das oportunidades. Tem que considerar mudas, preparo de solo, nível de fertilidade. Deve-se levar em conta se está no Norte ou no Sul do estado de São Paulo. Mas às vezes se vai colocar energia na cana-de-ano, mas acho que tem de focar concomitantemente com o MPB. É um manejo que faz diferença. Mas é muito específico tomar a decisão de cana-de-ano ou não. Cada caso é um caso. Tem que ser uma opção técnica, com análise de cenário. Seria leviano fazer escolha por esta ou outra maneira de plantio sem uma análise ampla e completa.

Eduardo Vasconcelos Romão, engenheiro agrônomo, presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) e da Associcana (Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú)

Veja matéria completa na editoria Holofote, na edição 34 da CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.