Com novo inoculante microbiológico a cana ganha sistema radicular mais robusto e com maior capacidade de absorção de nutrientes
21-12-2018

BASF faz história ao lançar o AprinzaTM, inoculante microbiológico composto por bactérias fixadoras biológicas de nitrogênio

Da coleção de bactérias diazotróficas selecionadas pela Embrapa Agrobiologia e testadas em casas de vegetação e no campo – com aplicação em cana planta e soca -, a espécie Nitrospirillum amazonensese mostra como uma das mais promissoras. A pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Dra. Veronica Massena Reis, afirma que a bactéria em questão é extremamente benéfica para a cana-de-açúcar, com efeitos indutores de crescimento, fixadores biológicos de nitrogênio e produtores de auxinas e sideróforos.

“Essa bactéria usa o açúcar da cana com fonte de carbono para se multiplicar nos tecidos. Por conta disso, é uma excelente fixadora de nitrogênio para essa cultura, possuindo, ademais, efeitos antagonistas sobre algumas doenças, como Fusarium moniliforme, Thielaviopsis sp. e Ceratosystissp.., explica a pesquisadora.

Foi com base neste potencial que a Embrapa Agrobiologia e a BASF firmaram uma parceria de pesquisa e chegaram ao AprinzaTM um inoculante microbiológico composto pela bactéria diazotróficaNitrospirillum amazonense. Foram oito anos de desenvolvimento e seu lançamento se deu no final deste mês de novembro.

“A BASF trabalhou por muitos anos para desenvolver um produto capaz de atender às exigências internas e externas do setor. Com esse composto, esperamos que a cana consiga um desenvolvimento do sistema radicular mais robusto e aumente sua capacidade de absorção de nutrientes. No final, tudo isso se traduzirá em grandes ganhos de produtividade”, relata oengenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da BASF, Daniel Medeiros.

Além da fixação biológica de nitrogênio, existem outros benefícios exercidos pelo AprinzaTM. Em função de sua capacidade de produzir e induzir a produção de fito hormônios, há maior desenvolvimento do sistema radicular; aumento da absorção de nutrientes; maior crescimento e resistência; e tolerância as condições edafoclimáticas distintas. 
Veja matéria completa no especial Muneo® BioKit realizado pela CanaOnline acessando o link: https://canaonline01.wixsite.com/especialmuneobiokit

Fonte: CanaOnline