Com o RenovaBio, o setor precisa rever o uso de fertilizantes químicos na lavoura
19-02-2020

Tecnologias que criam condições para que ocorra a redução das emissões de carbono durante a etapa de nutrição do solo são aliadas do setor

A Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), já em funcionamento, fomenta o aumento da produção de biocombustíveis em padrões mais sustentáveis. Prevê um tratamento de mercado diferenciado para os biocombustíveis com menor emissão de gases de efeito estufa (GEE) em seu ciclo de vida.

As empresas produtoras de biocombustíveis que aderiam ao RenovaBio, quanto menor o balanço de emissões de gases estufa apresentarem, mais Créditos de Descarbonização (CBios) receberão. Os CBios serão comercializados, gerando renda, aumentando a competitividade do combustível verde.

Os gases de efeito estufa mais importantes gerados na atividade agrícola são metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e óxido nitroso (N2O). Nesta fase, as principais práticas que impactam as emissões de GEE são o uso de corretivos agrícolas, o uso de insumos nitrogenados, a queima de resíduos agrícolas e o consumo de combustível fóssil em operações mecanizadas, além da Mudança de Uso da Terra.

Por isso, tecnologias que criam condições para que ocorra a redução das emissões de carbono durante a etapa de nutrição do solo são aliadas importantes de usinas e produtores de cana no RenovaBio.

Elevada precisão e versatilidade são também características de implementos que integram a linha de adubadores da DMB, para a soqueira de cana-de-açúcar, que proporcionam grande economia de insumos. Entre os destaques estão os adubadores de disco 1250 H e o 2300 A, que cortam a palha e aplicam o fertilizante em uma determinada profundidade junto às linhas da cana.

Em decorrência disto, esses equipamentos possibilitam a utilização de fonte nitrogenada que tenha a ureia como base. A perda deste tipo de nitrogênio por volatização é bastante elevada, quando ocorre a sua aplicação sobre a palha. Os adubadores de disco criam condições também para um excelente aproveitamento de Potássio e Fósforo, quando a estratégia é utilizar esses fertilizantes na soqueira.

Com tecnologia inovadora para aplicação de óxidos em superfície, o Distribuidor de Adubo e Calcário da DMB é outro aliado de produtores e usinas, que estão dispostos a usufruírem das boas oportunidades disponibilizadas pelo RenovaBio. O equipamento viabiliza a aplicação dos óxidos na linha de cana, com total fluidez, de maneira regular e constante, sem falhas.

Além disso, o Distribuidor de Adubo e Calcário faz a aplicação de fertilizantes sob a palha, em profundidade, exatamente onde cresce o sistema radicular da planta. 

Fonte: CanaOnline