Com pedido de recuperação judicial, Atvos garante atividade normal nas indústrias e manutenção de empregos em MS
06-06-2019

Empresa é responsável por 16 mil postos de trabalho entre diretos e indireto; moeu mais de um quinto da safra de cana do estado e fabricou mais de um quarto do etanol sul-mato-grossense.

Por Anderson Viegas, G1 MS

A diretoria da Atvos, uma das principais empresas sucroenergética de Mato Grosso do Sul e segunda maior produtora de etanol do país, garantiu nesta segunda-feira (3) ao governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), que mesmo com o pedido de recuperação judicial impetrado pela companhia na semana passada, manterá no estado, assim como em todo o país, a operação normal de suas plantas e o emprego dos seus colaboradores.

A empresa entrou com pedido de recuperação no dia 29 de maio, na Justiça de São Paulo. A medida, conforme comunicado da companhia, foi tomada para se preservar de uma investida judicial de um fundo internacional que é seu credor e que ameaçava o seu equilíbrio financeiro ao pedir o bloqueio do seu caixa.

Na reunião desta semana, a diretoria da Atvos assegurou a Azambuja a manutenção do seu plano de investimentos em Mato Grosso do Sul e dos cerca de 4,6 mil empregos diretos nas três plantas que possui no estado: Costa Rica (em Costa Rica), Santa Luzia (em Nova Alvorada do Sul) e Eldorado (em Rio Brilhante).

Somando os postos de trabalho diretos e indiretos, a empresa é responsável por aproximadamente 16 mil empregos no estado e com seu programa de responsabilidade social desenvolveu 24 projetos, beneficiando 42 mil pessoas em Mato Grosso do Sul.

Após o encontro, o governador disse que tinha uma mensagem tranquilizante para produtores, trabalhadores e prefeitos. “Em função da recuperação judicial surgiu a preocupação de produtores, fornecedores, funcionários e prefeitos sobre a possibilidade de impacto nas atividades. Recebemos uma série de demandas sobre isso e viemos verificar a situação. Aqui, recebemos da diretoria a garantia da manutenção de todos os compromissos que a empresa tem”, ressaltou Azambuja.

A Atvos tem um papel estratégico para o setor em Mato Grosso do Sul. Juntas, suas três unidades processaram na safra 2018/2019, encerrada no mês de abril, 11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, mais de um quinto, ou 22,2% do total da moagem do estado, que atingiu as 49,5 milhões de toneladas, no período.

A participação da empresa na fabricação de etanol foi ainda maior, 25,6% do total, processando 840 milhões de litros dos 3,27 bilhões de litros produzidos no estado no ciclo. Além do biocombustível, processou ainda 84 mil toneladas de açúcar, o que representou 8,8% do total do alimento fabricado em Mato Grosso do Sul.