Com recursos recordes, Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura realizam 118 obras de modernização em 2021
03-03-2022

Unidades de pesquisa da APTA receberam R$ 52 milhões em investimentos do Governo do Estado de São Paulo; 63 entregas tecnológicas foram realizadas no ano

O Governo do Estado de São Paulo fez um investimento recorde, de R$ 52 milhões, nos seis Instituto e 18 Polos Regionais de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Anunciado em julho de 2021, em um evento em Campinas, com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, o aporte de recursos significa o maior investimento estadual nas unidades, sendo o triplo do maior repasse estadual já realizado, em 2009. 

O montante foi utilizado para a realização de 118 obras de modernização de laboratórios e estruturas de apoio à pesquisa. “Tivemos o maior canteiro de obras da história dos nossos Institutos com esses recursos. Os investimentos permitiram a entrega de 63 soluções tecnológicas em 2021, número 26% superior à nossa meta do ano, de 50 tecnologias. Propiciaram a expansão das nossas linhas de pesquisa, com laboratórios, modernos, no mesmo patamar de qualidade dos melhores do mundo. Além disso, pudemos ampliar nossa estrutura física para a criação de hubs de inovação e suporte para startups com perfil para o agronegócio”, afirma Sergio Tutui, coordenador da APTA.

Ao longo das próximas semanas, a APTA fará a divulgação dos principais investimentos em cada uma de suas unidades de pesquisa. “A ideia é prestar contas e mostrar como esse recurso foi importante em nossas instituições de pesquisa e como vão contribuir para o sucesso do agro atual e no futuro”, diz Tutui. 

Investimentos foram anunciados em evento em Campinas

Os investimentos foram anunciados em evento em Campinas, na Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico (IAC-APTA), que contou com a participação de mais de 450 pessoas entre autoridades, instituições científicas, empresas privadas e produtores rurais. Além de Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, também esteve no evento. 

Para o vice-governador, o investimento em pesquisa é fundamental para a manutenção do agronegócio de São Paulo e do Brasil como referências para o mundo. “Foi em São Paulo, nos nossos Institutos, que os grandes desenvolvimentos do agronegócio ocorreram. Foi daqui que saiu a iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tantas outras que tornaram o Brasil uma potência do agronegócio”, diz.

“Além do avanço no conhecimento, o investimento será fundamental para disponibilizarmos novos produtos e serviços para o agro, fomentando os diferentes atores das cadeias produtivas”, explica Itamar Borges.
 

Por Fernanda Domiciano

APTA

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo