Comércio de bagaço de cana virou bom negócio para as usinas
20-05-2015

Já que é tímido o estímulo para os investimentos em projetos de produção de energia da biomassa, uma das alternativas das usinas tem sido comercializar o bagaço da cana. 

A elevação do preço da energia elétrica aumentou muito a demanda por biomassa, tanto por parte de usinas que comercializam energia ou de indústrias que buscam a matéria-prima para abastecer suas caldeiras. O comércio está tão intenso que já existem várias empresas especializadas na compra, venda, transporte e armazenagem de bagaço de cana.

O valor da tonelada depende da duração do fornecimento, quantidade, qualidade, distância entre fornecedor e cliente e sena região há mais ou menos competição pelo produto. Nas proximidades de Ribeirão Preto, SP, a média de preço da tonelada do bagaço para ser retirado na usina, está em R$ 150,00. Cada tonelada de cana moída na fabricação de açúcar e etanol gera, em média, 250kg de bagaço e 200kg de palha e pontas.

Com a chegada do inverno, a competição por bagaço fica mais acirrada, porque o produto também passa a ser direcionado para alimentação do gado, para suprir a falta de pastagem.
Tem unidades sucroenergéticas que já incorporou a venda do bagaço como parte do negócio, é o caso da Agro-Indústrias do Vale do São Francisco S.A. – AGROVALE, situada na região do Sub-Médio São Francisco, em Juazeiro, Estado da Bahia.

A AGROVALE disponibiliza o produto para venda nas formas:

- Bagaço in-natura: Utilizado pelos agricultores como mantenedor da umidade do solo, minimiza os efeitos da estiagem e como fertilizante do solo.
- Bagaço Hidrolisado: Obtido através da hidrolise do bagaço, o produto é utilizado na pecuária como ração animal, de alta ‘gustabilidade’ pelos bovinos.
- Bagaço Enriquecido: substrato composto pela mistura entre bagaço de cana e torta de filtro, o produto é utilizado como adubo orgânico de grande valor fertilizante para as plantas.
E a empresa ainda faz marketing: “O bagaço enriquecido comercializado pela AGROVALE tem menos umidade, o que garante um produto mais consistente”, divulga a empresa.

Veja mais informações na revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe também grátis no celular as edições da revista – www.canaonline.com.br