Com “Etanol a Jato”, CanaOnline é destaque no 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo
16-08-2016

Reportagem sobre o aumento da eficiência energética do etanol chama a atenção da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade

Leonardo Ruiz e Luciana Paiva durante cerimônia de entrega do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo

Nesta segunda-feira, 15, na capital paulista, os jornalistas Luciana Paiva e Leonardo Ruiz participaram da cerimônia de premiação do 10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, realizado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira e que contribuam para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do mundo.

10º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo contou com 254 matérias inscritas, entre elas a reportagem “ETANOL A JATO !” – que destaca o trabalho desenvolvido pela equipe Pato a Jato da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, que com seu veículo (um protótipo) Popygua, relâmpago em Tupi-Guarani, registrou a marca de 316km/litro de etanol, o que lhe rendeu o vice-campeonato na Shell Eco-Marathon das Américas 2015, na categoria “Combustível Alternativo”. Prova de que é possível aumentar a eficiência energética do combustível verde.

“Essa premiação nos surpreendeu, pois, a área de cobertura desse Prêmio não é a especialidade da CanaOnline, tanto que os participantes são veículos de comunicação dirigidos às áreas automobilísticas e outros modais. Somos agronegócio, setor sucroenergético. Na cerimônia, éramos peixes fora d´água. Mas foi muito interessante, uma vez que despertamos em um público externo ao setor e altamente qualificado, a necessidade de melhorar a competitividade da tecnologia flex e que isso é possível”, diz Luciana Paiva autora da matéria em parceria com o jornalista Leonardo Ruiz.

De acordo com Luciana, integrantes do SAE Brasil, inclusive seu presidente, o engenheiro Frank Sowade, mostraram muito interesse em contribuir para o aumento da eficiência energética do combustível verde, que pretendem, por meio da CanaOnline, criar uma ponte com o setor sucroenergético para fomentar tecnologias para melhorar o desempenho do etanol. Sowade também salientou o futuro automobilístico com o uso do carro híbrido, que os carros elétricos irão dominar, e que a energia provinda da biomassa terá papel fundamental, pois o carro elétrico só será considerado verde se utilizar uma fonte renovável, como a energia gerada pela biomassa da cana-de-açúcar.

A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), com sede em São Paulo, é uma entidade que reúne engenheiros das áreas automotiva, aeroespacial e naval. Foi fundada no país em 1991 com a missão de disseminar a tecnologia e o progresso da mobilidade. O prêmio existe desde 2006. A associação é um braço da SAE Internacional, criada nos Estados Unidos em 1905.

A matéria ETANOL A JATO! Foi capa da edição 20 da CanaOnline
http://canaonline.com.br/edicao/edicao20-portal-canaonline-abril2015.html