Compartilhe:

Como estarão os canaviais no primeiro trimestre de 2021

O pesquisador e produtor Sérgio Quassi de Castro, da AgroQuatro-S, e o Auro Pardinho, engenheiro agrônomo e gerente de marketing da DMB, analisam a situação dos canaviais e como amenizar os efeitos negativos do clima Poucas chuvas, temperaturas altas, muitos incêndios nos canaviais. Esta foi a realidade da safra 2020/21 na região Centro-Sul do Brasil.

Mesmo assim, a safra deve finalizar em 31 de março de 2021 com recordes de produção, produtividade e açúcar por hectare. Porém, a preocupação está na safra 2021/22. A seca atrasou o desenvolvimento da cana e os incêndios mataram a soca, provocando falhas nos canaviais.

 Muitos apontam quebra de produção no próximo ciclo e que, dificilmente haverá usinas moendo em março e muitas não começarão a safra em 1º de abril, porque a cana não estará no ponto de colheita. Empreender boas práticas agrícolas e desenvolver estudos e experimentos científicos é o que faz a AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, para obter alta produtividade – média de 120 toneladas por hectare com canaviais com idade em torno de 5,5 cortes. Localizada em Salles de Oliveira, SP, a AgroQuatro-S, em uma área de 1.200 hectares com cana, precisa ser competente, pois as terras são arrendadas. Assim, a família Quassi de Castro fica atenta aos mínimos detalhes para alcançar um canavial com alto desempenho, com vigor suficiente para sentir de forma mais branda o mal humor do clima.

 A AgroQuatro-S é campo de prova para importantes experimentos que levarão à obtenção de canaviais com excelência. Entre as empresas parceiras está a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, de Sertãozinho, SP. Um dos estudos firmados entre elas está um sobre o desenvolvimento radicular da cana de acordo com o tipo de preparo de solo, inclusive realizando um ensaio com a aplicação de oxido de cálcio no sulco de plantio.

 Esse estudo terá três anos de duração, está terminando o primeiro ano. Nesta videoentrevista com a jornalista Luciana Paiva, Sérgio de Castro, da AgroQuatro-S e Auro Pardinho, da DMB, falam sobre o desempenho dos canaviais em 2020, analisam como estará a cana em 2021 e o que fazer para que sinta menos os efeitos climáticos negativos.

Confira: https://www.facebook.com/canaonline.c...