Compartilhe:

Como são formados os preços dos alimentos?
10-12-2018

É comum nos depararmos com notícias sobre alta ou queda nos preços dos alimentos, em especial os hortifrútis. Nas idas ao mercado ou feiras, é possível notar a diferença de valorde um período para o outro. Mas, sabemos quais são os fatores que impactam nessa variabilidade?

Em entrevista para o Canal Coma Bem, o engenheiro agrônomo da CEASA, Ricardo Munhoz, explica que alimentos com menor durabilidade e dificuldade de armazenagem são mais suscetíveis a variações nos preços. "As frutas, legumes e verduras são produtos perecíveis, esse é o fator mais influenciador na variação das cotações", explica. “Se pudessem ser estocados, por exemplo, a oscilação com certeza seria menor”, acrescenta.

As adversidades climáticas - como chuvas excessivas, chuvas de granizo e seca -, também podem impactar, já que interferem no processo de desenvolvimento das culturas.

Ricardo também esclarece que qualquer questão que possa dificultar o transporte dos alimentos, especialmente dos produtos que são distribuídos longe das regiões produtoras, é mais um fator determinante para que os preços caiam ou subam. “Em geral, a formação do preço está diretamente relacionada a oferta e demanda, assim, qualquer problema que desequilibre essa balança - seja econômico, climático ou logístico -, causa alteração nas cotações”, diz.

Para conferir a entrevista completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QdqlWBoiR_s&t=15s

Canal Coma Bem

O Canal Coma Bem é um projeto que reúne informações sobre como obter uma alimentação saudável e equilibrada. A participação do públicoé essencial para gerar o engajamento necessário para fortalecer as questões levantadas nos vídeos. A grade de programação é dividida por entrevista com personalidades e estudiosos ligados à alimentação às segundas-feiras; animações com dicas ao consumidor às quartas-feiras; e dúvidas da população e respostas de especialistas sobre os mais diversos temas às sextas-feiras. O projeto tem o apoio institucional da FMC Agricultural Solutions e as informações sobre a iniciativa podem ser acessadas em: Facebook, Instagram, Youtube e Site.

Thaís Frausto

Coordenadora de Comunicação

Fonte: Alfapress Comunicações