Conforto para o operador passa a ser item primordial no desenvolvimento de caminhões off-road
09-05-2018

A eficiência do transporte passa também pelo operador

Os caminhões off-road estão cada vez mais robustos. Mas isso não significa que deixaram de lado o quesito conforto. Pelo contrário, as montadoras já perceberam a importância de fabricarem um caminhão que seja feroz, mas ao mesmo tempo confortável, especialmente para segmentos de operação intensa, como é o caso do canavieiro, cujo processo de colheita ocorre 24 horas por dia e de oito a nove meses por ano.

Uma das montadoras que tem levado esse ideal para 100% de sua frota é a Mercedes-Benz. O gerente de produto caminhão, Marcos Andrade, conta que, desde 2014, a empresa tem investido pesado no conforto para o operador. “Um caminhoneiro que passa longos trajetos dentro de uma cabine desconfortável voltará para casa no final do dia com dor na coluna, o que fará com que sua eficiência caia no dia seguinte.”

Para Andrade, a ideia de que um caminhão off-road não precisa de conforto, apenas robustez, já ficou no passado. “É uma mudança de paradigmas, pois passamos a olhar mais para o lado humano do motorista, levando em consideração que a eficiência do transporte passa também pelo operador.”

Atualmente, nenhum caminhão Mercedes sai de fábrica sem ar condicionado. Assentos e volantes com regulagem de altura, suspensão aprimorada e isolamentos térmicos e acústicos também fazem parte do pacote da empresa para o segmento fora de estrada. “Conforto não é luxo, é eficiência”, destaca.

Veja matéria completa na editoriaCapa na edição 53 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.