Conheça o setor I Plantio Mecanizado, MEIOSI e equipe qualificada são o tripé dessa safra
22-08-2019

 

Nos últimos anos, a Pedra Agroindustrial vem aprimorando as suas técnicas de plantio com o objetivo de aumentar a produtividade num melhor custo-benefício. Para isso, possui uma frota de caminhões, tratores e plantadoras modernas, além de uma equipe capacitada que visa garantir a qualidade, produtividade do canavial e o cumprimento da estimativa de moagem de 11 milhões de toneladas para safra 2019/20. Entenda melhor esse processo:

  • Mapeamento da área por meio de Vants;
  • Projeto de plantio para direcionamento do trator que traciona a plantadora;
  • O trator é direcionado via satélite por meio de um piloto automático, para realizar o plantio de cana no local pré-definido pelo projeto e mapeamento;
  • Avaliação das áreas para escolha da melhor técnica de plantio.

Para a escolha do método a ser adotado, a empresa analisa o tamanho e declividade das áreas, características do solo, variedades de cana e a época de plantio. Confira abaixo as técnicas utilizadas na Safra 2019/20:

Plantio Mecanizado

Envolve apenas a plantadora, que é responsável por todas as operações: sulcação, aplicação de adubo, distribuição de cana, aplicação de inseticida/nematicida e cobertura dos toletes.

Plantio de MEIOSI (Desdobra Manual/Mecanizada)

O Método Inter Rotacional Ocorrendo Simultaneamente é o plantio mecânico antecipado do “viveiro de mudas” dentro do talhão de reforma. As linhas matrizes são plantadas nas áreas que serão renovadas, utilizando-se toletes ou Mudas Pré-Brotadas (MPB). Depois disso, ao atingirem a altura indicada, faz-se a desdobra (manual ou mecânica), com idade de 7 a 8 meses, o que garante uma germinação sem falhas. Na galeria de fotos, representantes das equipes responsáveis por esse processo na Pedra Agroindustrial.

 

Pedra Agroindustrial