Consecana próprio favorece investimentos dos produtores de Campo Floridovoltar

Publicado em : 29/08/2018
Consecana próprio favorece investimentos dos produtores de Campo Florido
Alta produção de açúcar branco tem elevado remuneração do Consecana da Coruripe Campo Florido. Foto: Arquivo CanaOnline

Ao final da safra 2017/18, o Consecana da Coruripe Campo Florido fechou 14% superior quando comparado ao de São Paulo

O grande diferencial do modelo de negócio da Coruripe Unidade Campo Florido, localizada em Campo Florido, MG, e que recebe 100% de cana de produtores, é definitivamente seu Consecana, em funcionamento desde a implantação da unidade. Como Minas Gerais não possui seu próprio Consecana, a maioria das usinas do estado segue o de São Paulo. Não a unidade de Campo Florido. Embora siga as mesmas formulações e regras do Consecana de São Paulo, o Consecana da Coruripe atua com um mix de produção interno.

Ao final da safra 2017/18, o Consecana da Coruripe Campo Florido fechou 14% superior quando comparado ao de São Paulo. José Carlos Contiero explica que o descolamento do preço visto em São Paulo ocorre, principalmente, em função dos produtos comercializados. “Nós trabalhamos com uma produção alta de açúcar branco e baixa de etanol hidratado. Este último, inclusive, tem registrado remuneração mais baixa nos últimos anos, enquanto que o açúcar branco segue forte, o que tem nos favorecido.”

Outro grande diferencial entre os dois modelos é relacionado a metodologia de apuração. No caso da Coruripe, ela é feita através de notas fiscais de venda de produto. Já no Consecana de São Paulo, é realizada mensalmente de acordo com a projeção de tela de preço de açúcar futuro. “Quando o preço do açúcar está subindo, São Paulo ganha da Coruripe. Porém, o inverso também é verdadeiro, pois o preço baixo irá demorar mais tempo para chegar em nós, que fazemos a apuração através de notas.”

Na média dos últimos cinco anos, o Consecana de Campo Florido foi 9% superior ao de São Paulo. Enquanto que, na média dos últimos 10 anos, foi 3% inferior. Para a safra atual, a expectativa é que o Consecana de Campo Florido feche dois ou três centavos maior do que o de São Paulo. “Com maior remuneração, fica mais fácil para o produtor investir em sua área, como no aumento da taxa de renovação dos canaviais, que está acima da média nacional. O ganho, novamente, prevalece em ambos os lados”, finaliza Contiero.

Veja matéria completa na editoria Gestão de Negócios da edição 57 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •