Consultor da Enercana publica tese de doutorado sobre caracterização fenotípica de cultivares de cana-de-açúcar
07-08-2024

René de Assis Sordi, consultor da Enercana, publicou sua tese de doutorado em engenharia de sistemas agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). O estudo aborda o uso de dados biométricos e hiperespectrais para a caracterização fenotípica de cultivares de cana-de-açúcar (Saccharum spp.).
Foram analisadas 16 cultivares de cana-de-açúcar em dois ensaios de competição na fase cana-planta, realizados em dois tipos de solos com diferentes potenciais produtivos (alto e baixo), localizados em Itirapina e Iracemápolis, em São Paulo. As avaliações biométricas - como número, comprimento e diâmetro de colmos; comprimento, largura e número de folhas; e ângulo de inserção - ocorreram simultaneamente à utilização de um sensor hiperespectral instalado em uma barra terrestre, que avaliou as curvas espectrais em duas fases: no início e no final do desenvolvimento vegetativo no campo.
Os diversos parâmetros biométricos não diferenciaram satisfatoriamente as cultivares. Entre os dados biométricos, apenas o volume de colmos apresentou boa correlação com a produtividade em ambientes restritivos. No entanto, os dados de refletância do dossel revelaram diferenças entre as curvas espectrais de refletância para ambos os locais e entre as cultivares.
Além disso, os dendrogramas dos índices de vegetação permitiram diferenciar as cultivares na fase de máximo desenvolvimento vegetativo e possibilitaram a formação de agrupamentos distintos conforme o ambiente de produção, a produtividade e o teor de sacarose de cada cultivar estudado. Os dados hiperespectrais mostraram potencial para auxiliar na caracterização de novos clones em programas de melhoramento genético da cana-de-açúcar, podendo também subsidiar estudos sobre o uso de sensores remotos para o mesmo fim.
Confira aqui o estudo completo.
Letícia Giacometti
Fonte: Agência UDOP de Notícias