Controladoria e custos ganham ainda mais relevância e terão sala no Congresso UDOP
29-10-2014

Aumentar a produtividade e reduzir custos é uma solução que o setor bioenergético busca quase que diuturnamente. Visando essa meta, a sala de Controladoria e Custos do 7º Congresso Nacional da Bioenergia, apresenta temas voltados para a maior otimização dos canaviais brasileiros e gestão de custos dentro das unidades produtoras.

No primeiro dia do Congresso, a sala temática conta com os painéis "Estratégias de redução de custos na reforma de canaviais - Plantio direto e rotação de culturas", apresentado pelo engenheiro agrônomo e Dr. Pesquisador Científico VI, Denizart Bolonhezi e "Custo de produção de cana-de-açúcar nos diferentes sistemas de produção nas regiões do Estado de São Paulo", ministrada pela Diretora Técnica de Departamento - IEA/APTA - SAA, Marli Dias Mascarenhas Oliveira. Os dois temas permitem uma discussão produtiva, em relação à realidade que será apresentada.

O próximo painel traz a apresentação dos coordenadores das pesquisas agrícolas e CCT/CTT e industrial da UDOP, Solange Da Mata, da Clealco e Jorge Donda, do grupo Noble, respectivamente. Neste momento, a proposta é exemplificar o funcionamento das pesquisas, benefícios de sua aplicação nas usinas e a visão dos coordenadores como participantes desta avaliação. Além disso haverá a palestra sobre "Evolução dos custos agrícolas na safra 2014/2015", que será apresentada pelo consultor da Agribusiness Mackensie, Carlos Eduardo Araújo. Os dois painéis serão moderados pelo gerente da Usina Santa Adélia, Jean Carlos Ferreira Fornel.

O terceiro painel apresenta temas voltados para o controle de custos. A primeira palestra "Controles: quanto custa para os negócios?", será apresentada pelo consultor Osmair Francisco Barrichello. A segunda palestra será abordada pela controller da Usina Da Mata, Alaina Batista Faria da Silva. Seu tema será "Importância do controle dos custos de produção para a tomada de decisão e gestão". A moderação deste painel e do quarto, fica a cargo do gestor de custos e orçamentos da Usina Itajobi, Raphael Lopes Zacharias.

O quarto e último painel do dia, apresenta dois temas, que serão desenvolvidos pelo consultor da Agribusiness Mackensie, Carlos Eduardo Araújo. No primeiro momento ele falará sobre "Gestão de custos - Potenciais para a redução de custos agroindustriais" e na sequência, abordará o assunto "Desempenho operacional e econômico da colheita mecanizada".

O segundo dia da sala temática começa com duas palestras do consultor de Negócios da MTB, Marcos Tulio Bullio. O primeiro tema será sobre "Contabilidade de custos" e o segundo sobre "Análise Marginal/Incremental". Este e o próximo painel serão moderados pelo gerente de planejamento e orçamento da Renuka do Brasil, André Gustavo Alves da Silva.

O sexto painel conta com a palestra do diretor de operações da TOTVS, Fernando Murta Mejias. O diretor discorrerá sobre "Qualidade da informação para a tomada de decisão".

O último painel desta sala conta com uma palestra e quatro cases. O consultor master, José Carlos Escobar, tratará sobre o tema "Gestão de custos no setor da bioenergia - Qual é e onde está o diferencial?". Já os estudos de casos serão apresentados por profissionais responsáveis da área de controladoria e custos das usinas Clealco, Da Mata, Grupo Noble e Grupo Odebrecht Agroindustrial. Todos explicarão a estrutura de gestão de controladoria dos seus respectivos grupos.

O 7º Congresso Nacional da Bioenergia será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no campus do Unisalesiano, em Araçatuba/SP. Para conferir todo o conteúdo desta sala, clique aqui. Para ter acesso a programação das demais salas temáticas clique aqui.


Apoio

O 7º Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio cultural das empresas: Azamoto; Beta Renewables; Bayer CropScience; CanaVialis; Case IH; Ceres; CTC; Deloitte; Ecom Energia; FMC; GE; Novozymes; São Francisco Saúde; Syngenta e Yamaha.

Como mídia parceira, atuarão no Congresso as revistas: CanaMix; CanaOnline; Canal - Jornal da Bioenergia e Revista STAB. O Unisalesiano e a Siamig apoiam institucionalmente o evento.


Inscrições

As inscrições podem ser realizadas através do portal UDOP, no menu UniUDOP - Congresso Nacional da Bioenergia, ou clicando aqui. Associadas UDOP têm direito a 17 cortesias cada, que deverão ser realizadas pelo RH da usina associada até o dia 7 de novembro. Garanta já a sua vaga e inscreva-se no melhor Congresso sobre Bioenergia do Brasil! Mais informações pelo telefone (18) 2103-0528 ou pelo e-mail uniudop@udop.com.br.

Aos participantes serão sorteadas duas motocicletas Yamaha modelo Crosser 150 cilindradas, flex, zero quilômetro e nove tablets Samsung Galaxy Tab 3 Lite. O sorteio ocorrerá no final do Congresso, às 16 horas, do dia 13 de novembro. Somente os presentes na hora do sorteio terão direito aos prêmios.


Jantar

Para celebrar o sucesso dos cursos UniUDOP de 2014, um jantar é preparado na noite do primeiro dia do Congresso Nacional da Bioenergia. Reunindo congressistas e a diretoria das associadas da UDOP, o momento também é uma ótima oportunidade para estreitar laços e trocar conhecimentos.

Durante o jantar deste ano, a diretoria da UDOP vai conceder à Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, presidente da ABAG e conselheiro da UDOP e da Unica, a Medalha da Agroenergia, a maior honraria concedida pela entidade, em reconhecimento a contribuição do homenageado para o desenvolvimento do setor da bioenergia.


Serviços:

7º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 12 e 13 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 - Jardim Alvorada - Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br

Camila Lemos