Controle biológico na CanaCampo
22-07-2014

Por Clivonei Roberto

Os produtores das diferentes regiões canavieiras do País têm uma preocupação em comum: a incidência de pragas que, se não forem combatidas a tempo e com eficiência, levam embora a rentabilidade do canavial. No Triângulo Mineiro, a CanaCampo – uma das maiores associações de fornecedores de cana de Minas Gerais – trava uma batalha dura contra a broca e a cigarrinha. Para Rodrigo de Carvalho Nogueira, coordenador agrícola da CanaCampo, o controle biológico é um forte aliado nessa briga. “Trata-se de uma ferramenta muito importante para a cultura da cana-de-açúcar, principalmente pela infestação de broca e cigarrinha na região.”

Fornecedora de matéria-prima da Usina Coruripe, a CanaCampo foi obrigada a buscar outras soluções para o controle da broca na região, pois o índice de infestação dos canaviais chegou aos 9%. “Com o uso da Cotesia flavipes, nosso índice de infestação caiu drasticamente, para cerca de 3% a 3,5%.”

Há dois anos, os produtores da associação têm trabalhado com fungo Metarhizium anisopliae para o controle da cigarrinha. “Agora estamos começando a colher os resultados desse trabalho”, relata Nogueira.

Segundo ele, o controle biológico é uma ferramenta importante para ser conduzida tecnicamente junto com o controle químico. “Não somos radicais, de utilizar somente o biológico ou o químico. Dentro de uma análise técnica, acho que os dois se complementam muito bem. Deve-se buscar um equilíbrio”, diz o coordenador agrícola da CanaCampo, que salienta ainda o fato de que o controle biológico permite manter os inimigos naturais no campo, o que é grande vantagem.

A CanaCampo também está começando, junto com a FMC, a utilizar um fungo para o controle biológico de nematóide. Mas Nogueira comemora o fato de ainda não ter que se preocupar na região com duas pragas problemáticas em São Paulo: o Migdolus fryanus e o Sphenophorus levis.

O tema Controle Biológico será discutido no 10º INSECTSHOW – Seminário Sobre Controle de Pragas da Cana, realizado pelo Grupo IDEA e que acontece nos dias 23 e 24 de julho em Ribeirão Preto. Mais informações e inscrições no site: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/10-insectshow


Fonte: Cana Online