Controle da broca-da-cana na Usina Ibéria
24-10-2014

Na Usina Ibéria, localizada no município de Borá, SP, o índice de infestação de broca caiu drasticamente nos últimos anos. De 11,6% em 2006 para 2,8% na atual safra. Segundo Geraldo Aparecido da Silva, líder de campo de controle biológico da empresa, essa vitória se deu através de muito trabalho, que aliou a aplicação de inseticidas, utilização da vespa, além de um intenso trabalho de monitoramento. “Nosso intuito agora é manter o nível da praga o mais baixo possível. Atualmente, esses valores estão bons, mas podem melhorar. Para isso, devemos realizar mais monitoramento, além de uma aplicação mais sistematizada, procurando sempre o início da infestação da praga”. 

Na unidade, os levantamentos são feitos com uma equipe composta por oito mulheres. Na época em que a praga se intensifica, geralmente de outubro a março, esses números são dobrados. Já com relação aos produtos, o lema da empresa, segundo Silva, é não deixar a broca criar resistência. “Utilizamos bastante à rotação de moléculas em algumas áreas especificas. Mas, se a população estiver muito alta, preferimos repetir o mesmo produto”.
Veja matéria completa na edição 14 da CanaOnline, na editoria Insectshow, baixe grátis o aplicativo e receba também grátis as edições no seu celular, ou visualize no site – www.canaonline.com.br