Controle mecânico de sphenopherus levis
14-07-2015

O sphenophorus levis está causando grandes perdas nos canaviais. Para seu controle, segundo Aloisio Ravagnani Dias, do departamento Técnico Agropecuário da Coopercitrus, é muito importante o monitoramento bem feito determinando nível do dano econômico, para isso, fazer a inspeção desta praga com equipe treinada e orientada somente para este trabalho de levantamento. O agrônomo sugere quese deve amostrar 2 a 4 pontos por hectare, analisando minuciosamente de meio a um metro de socaria (TA e larva), e fazer iscas no período outubro a novembro (adultos).

Feito o levantamento, e tomada a decisão, o controle pode ser cultural, no caso de canaviais próximo da reforma, faz-se a destruição mecânica das soqueiras no período de picos de larvas (junho a outubro), procurando expor ao máximo essa forma de inseto aos seus predadores e ao secamento dos rizomas. Esta exposição pode ser de uma única vez, ou pulando duas linhas para retornar nestas após 15 a 20 dias.

O pesquisador e entomologista Newton Macedo observa que oeliminador de soqueira é eficiente na redução de populações da praga, mas tem custo inicial e operacional elevados, e baixo rendimento. O uso de gradesaradora de 34 polegadas + intermediária de 28 polegadas fazem trabalho equivalente a custos e tempo operacionais menores que o eliminador.

Veja matéria completa na editoria Insectshow na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br