Copercana: primeiro consumidor com selo Energia Verde em 2019
17-05-2019

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) é o primeiro consumidor de energia elétrica a obter o Selo Energia Verde, no âmbito da edição deste ano do Programa de Certificação da Bioeletricidade. O Selo foi entregue na quarta-feira (15/05) ao presidente do Conselho de Administração, Antonio Eduardo Tonielo, na sede da Cooperativa em Sertãozinho (SP).

Criado em 2015, o Programa de Certificação da Bioeletricidade é a primeira iniciativa do tipo no mundo, que procura a certificação para a energia produzida estritamente a partir da biomassa da cana-de-açúcar. O projeto é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).

O Certificado Energia Verde é concedido a usinas produtoras de bioeletricidade sucroenergética, que cumprem quesitos ambientais e de eficiência energética, e o Selo Energia Verde é concedido, sem custo, para consumidores e comercializadoras de energia no mercado livre. A Copercana adquire energia de usina produtora de bioeletricidade, localizada na Região de Ribeirão Preto, participante do mercado livre e certificada conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa.

Para Tonielo, a bioeletricidade da cana adquirida pela Copercana além de reduzir o custo com a energia para a Cooperativa, é uma energia limpa, renovável e propicia a geração de empregos para o país, e o Selo Energia Verde é uma oportunidade de demonstrar a preocupação da Copercana com o consumo socialmente responsável de energia elétrica em suas atividades.

De acordo com Zilmar Souza, gerente de bioeletrricidade da UNICA, atualmente há 70 usinas sucroenergéticas que detêm o Certificado Energia Verde. A energia que será produzida por estas usinas, ao longo de 2019, é estimada em 20 mil GWh, equivalente a abastecer quase 11 milhões de residências pelo ano inteiro, ou o mesmo que evitar a emissão de 6 milhões de toneladas de CO2. “Para atingir a mesma economia de CO2, por meio do plantio de árvores nativas, ao longo de 20 anos, seria preciso plantar 42 milhões de árvores nativas” comenta Souza.

A geração dessas 70 usinas sucroenergéticas pode ser adquirida no mercado livre de energia elétrica, dando a possibilidade de concessão do Selo Energia Verde a comercializadoras e consumidores, desde que cumpridas as diretrizes do Programa de Certificação. Até o momento, 6 comercializadoras já detêm o Selo Energia Verde e, agora, também a Copercana, na categoria de consumidor de energia no mercado livre.

Para acesso à lista de participantes e mais informações sobre o Programa de Certificação da Bioeletricidade UNICA/CCEE/ABRACEEL:

Acesse: http://www.unica.com.br/selo-energia-verde/ 

Unica