COPLACANA, DuPont e Noble beneficiam 800 crianças com projetos socioambientais
04-12-2014

Os projetos DuPont Escola e DuPont Natureza foram desenvolvidos em oito escolas dos municípios de Catanduva, Catiguá, Tabapuã, Novais, Sebastianópolis, Meridiano, Votuporanga e Ida Iolanda

 

A DuPont Proteção de Cultivos em parceria com a COPLACANA e Noble Agri beneficiou, este ano, 800 crianças com os projetos socioambientais DuPont Escola e Natureza DuPont. As ações foram desenvolvidas em oitos escolas dos municípios de Catanduva, Catiguá, Tabapuã, Novais, Sebastianópolis, Meridiano, Votuporanga e Ida Iolanda.

 

Os projetos fazem parte da plataforma Segurança e Saúde no Campo, uma iniciativa de caráter socioambiental da DuPont que concentra investimentos em 5 programas focalizados no uso correto e seguro de defensivos agrícolas e na preservação do meio ambiente. São liderados pela área de Stewardship, responsável pela Segurança de Produtos e Meio Ambiente da companhia, com alcance nacional entre os meses de janeiro e dezembro.

 

DuPont Escola é voltado a crianças de escolas rurais e municipais com idades entre 7 anos e 10 anos. O projeto incentiva a produção de textos e trabalhos artísticos sobre boas práticas agrícolas. O projeto focaliza a valorização da vida no campo e o papel central desempenhado pelo agricultor na segurança alimentar dos brasileiros. As escolas participantes recebem computadores e impressoras doados pela DuPont.

 

Já o DuPont Natureza contempla, sobretudo, medidas de fomento à recuperação de áreas degradadas e o restabelecimento de matas nativas, em áreas urbanas e rurais. O projeto é executado com a participação de ONGs, prefeituras e escolas, que auxiliam a empresa no treinamento de estudantes e cidadãos, com vistas à conservação futura das áreas recuperadas.

 

Segundo o gerente de segurança de produtos e meio ambiente da DuPont, Maurício Fernandes, as ações da companhia, em resumo, privilegiam a conscientização dos públicos direta ou indiretamente ligados ao campo no tocante ao uso correto de agroquímicos e à preservação ambiental. Incluem também módulos criados para capacitar profissionais da área agrícola na aplicação segura de agroquímicos.

 

De acordo com a coordenadora de responsabilidade social da Noble Agri, Eliete Palhares Benetti, a parceria trouxe benefícios para todos, “pois veio ao encontro dos programas de conscientização socioambiental que temos desenvolvido com as comunidades vizinhas às unidades operacionais”, salienta. “As escolas já nos procuraram no intuito de continuar o projeto DuPont Escola em 2015. O projeto proporcionou mais motivação e uma forma de aprendizagem sobre o meio ambiente diferenciada, com uma didática envolvente e estratégias que levam realmente à construção do conhecimento”, acrescenta Benetti.

 

Em entrevista ao Jornal Cana, edição de novembro, o presidente da COPLACANA, disse que a DuPont tem apoiado a cooperativa nessa caminhada, fomentando também parcerias importantes. “Nós, gestores dessas empresas, temos por obrigação apoiar projetos que promovam a conscientização ambiental em nossos cooperados, seus familiares e as comunidades a que pertencem. A COPLACANA continuará trabalhando firmemente nesses propósitos”, afirma Arnaldo Antônio Bortoletto, presidente da COPLACANA.

 

Segurança e saúde no campo

A DuPont desenvolve 5 projetos especiais voltados ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas, sob a plataforma Segurança e Saúde no Campo: DuPont na Escola, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza, DuPont na Universidade e DuPont Uso Correto e Seguro. Todos têm, também, objetivo de difundir boas práticas agrícolas. Mais de 1 milhão de pessoas em todo Brasil já foram treinados nos últimos 10 anos.